
Uma das primeiras feiras da região adiadas por conta da pandemia também é uma das primeiras a decidir não realizar mais o evento neste ano e nem em 2021. Entendendo o cenário de profundas incertezas no âmbito de eventos e negócios, o Sindmóveis Bento Gonçalves está transferindo para 2022 a 22ª edição da Movelsul Brasil, que ocorreria de 14 a 17 de setembro próximo, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Na prática, a feira está sendo cancelada, porque 2022 já era a data prevista para a próxima edição, pois o evento é bienal. Com a impossibilidade de ser realizada neste ano, ficariam duas feiras seguidas, o que pesou para a decisão.
Outro temor era de que os protocolos de governo pudessem inviabilizar a realização da Movelsul em sua véspera, como ocorreu no início deste ano. A feira, que tradicionalmente é realizada no mês de março dos anos pares, foi adiada dias antes de sua abertura, devido ao rápido avanço mundial da covid-19. Com 251 expositores, a Movelsul esperava um público de 30 mil visitantes profissionais vindos de 30 países. Naquela semana, ainda não havia casos registrados na região de Bento Gonçalves, mas a organização do evento considerou o cenário de rápida contaminação entre viajantes ao mesmo tempo em que a Movelsul esperava um massivo público estrangeiro. Até essa quinta (16), Bento registrou 48 mortos e tem 1.716 casos confirmados da covid-19.
Considerando que a estrutura da feira permaneceu montada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves – com 30 mil metros de estandes construídos para expositores _ a intenção era que a feira abrisse a retomada dos eventos locais, com posterior liberação do espaço para outros eventos. Entretanto, o presidente Vinicius Benini salienta que, na decisão de cancelar a edição neste ano, foi prioritária a preocupação com a segurança sanitária de todos os envolvidos na Movelsul. Cabe ressaltar também que o setor moveleiro é um dos mais afetados pela crise.