De olho nos livros: escritores de Caxias do Sul projetam lançamentos para 2020 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura31/12/2019 | 07h00Atualizada em 31/12/2019 | 11h23

De olho nos livros: escritores de Caxias do Sul projetam lançamentos para 2020

Confira as novidades literárias que vêm por aí

De olho nos livros: escritores de Caxias do Sul projetam lançamentos para 2020 Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Delcio Antônio Agliardi aprendeu a gostar de boas histórias ainda na infância, quando se deliciava ouvindo lendas com a avó, no interior de Machadinho. Hoje, aos 54 anos, o professor universitário que teve a missão de ser patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2019 já soma seis livros publicados – o mais recente foi o infantil A Caixa Dourada, lançado em agosto.

Leia mais:
Caxiense ganha prêmio de literatura independente

Para o ano que começa nesta quarta, Agliardi prepara duas novidades: conVERSO, um livro de poesia que mergulha na sonoridade das palavras, com lançamento previsto para março, e Totó e o Lagarto do Papo Amarelo, uma fábula ilustrada pela dupla Gio e Doug.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 06/08/2019. Escritor Delcio Agliardi, está lançando o livro A Caixa Dourada. Delcio também é o patrono da Feira do Livro 2019, de Caxias do Sul. (Porthus Junior/Agência RBS)
Em 2019, Delcio Agliardi lançou "A Caixa Dourada"Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

— São obras com propostas lúdicas, voltadas para a formação de leitores. Em conVERSO, o projeto gráfico está sendo desenvolvido pelo meu filho, Vinícius, que já trabalhou no último livro e tem conversado muito comigo sobre a importância da imagem e do projeto visual na literatura — antecipa.

O patrono, no entanto, não estará sozinho na aventura de lançar livros mesmo com o cenário de crise no mercado editorial, com gigantes enxugando investimentos e livrarias precisando se reinventar para sobreviver — caso da caxiense Mercado de Ideias. O Sete Dias ouviu outros 22 escritores locais para mapear as novidades. Confira a seguir.

O QUE VEM POR AÍ:

:: Oito mãos. Natalia Borges Polesso, que neste ano lançou o romance Controle, trabalha ao lado de Luisa Geisler, Samir Machado de Machado e Marcelo Ferroni em Corpos Secos: O Romance, uma ficção distópica onde o Brasil sofre uma pandemia zumbi. O título sairá pela Alfaguara ainda no primeiro semestre.

:: Contos urbanos que se passam em apartamentos e ruas de Caxias do Sul. Essa é a tônica do novo livro de Pippo Pezzini, ainda em fase de produção. O autor, que é o atual vencedor do Prêmio Vivita Cartier, principal honraria literária da cidade, promete textos com pegada de humor e ironia. O título provisório é sugestivo: Ao contrário da previsão, amanhã fará sol

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 06/11/2018Escritor curitibano Pippo Pezzini lança seu terceiro livro, nesta semana, em Caxias. (Felipe nyland/Agência RBS)
Pippo Pezzini é o atual vencedor do Prêmio Vivita Cartier, o mais importante de CaxiasFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

:: 200 crônicas em uma caixinha com quatro livros. O projeto As Crônicas das Estações é uma das novidades que Marcos Fernando Kirst reserva para o ano que está chegando. O material foi selecionado entre os mais de 1,3 mil textos publicados pelo cronista em 10 anos de Pioneiro, com curadoria de Marília Frosi Galvão. Kirst também lançará a biografia Algumas Tramas: Um Passeio Especular Sobre o Talento Multifacetado de Ary Trentin.

:: Dinarte Albuquerque Filho pretende lançar ainda no primeiro semestre sua nova coletânea de poemas. Fissura no Asfalto amplia o debate sobre as relações humanas no cenário urbano, preocupação já presente em leituras da madrugada (2014). O livro terá design gráfico de Ernani Carraro, com fotos de Mário André Coelho de Souza.

:: Com quatro romances na bagagem, Maya Falks tem dois originais em avaliação por editoras. A coletânea de contos Santuário (nome provisório) está perto de virar realidade em 2020. Outra novidade que pode pintar nos próximos meses, mas ainda sem data, é a nova edição de Depois de Tudo

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 12/03/2019A escritora Maya Folks, fala sobre seu novo livro Poemas para ler no front. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Maya Falks tem dois originais em avaliação por editorasFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

:: Cristaleira de Oaristos é o nome da 15ª publicação de Lisana Bertussi, que deve chegar durante a Feira do Livro, em outubro, reunindo mais de 60 poemas de amor. Neste ano, a autora lançou a coletânea de contos Monalisa no Retrovisor.

:: Feito à mão. A fórmula que teve sucesso com o público infantojuvenil em Vício, lançado em 2018 por Pedro Guerra, estará de volta em febre, continuação que já tem data para chegar: 7 de março. Para quem ficou curioso, o livro tem até teaser oficial: basta acessar o canal do escritor no YouTube. 

:: Como Estou Dirigindo, novo livro do poeta Marco de Menezes, será lançado entre julho e agosto. O autor de Pequena Madrugada Antes da Meia-Noite (2016) também promete outra obra para o primeiro semestre, com edição independente.

:: Arthur Campagnolo Della Giustina, o mais jovem presidente na história da Academia Caxiense de Letras, trabalha para lançar seu primeiro livro solo. O título já está definido: Eis-me Aqui. Aos 18 anos, ele já acumula participação em cinco antologias, com prêmios em Minas Gerais e São Paulo.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 11/12/2019. Aos 18 anos, Arthur Campagnolo Della Giustina é o novo presidente da Academia Caxiense de Letras. (Porthus Junior/Agência RBS)
Presidente da Academia Caxiense de Letras lançará primeiro livro solo em 2020Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

:: Com 17 livros publicados e mais de 50 mil exemplares vendidos, Uili Bergammín Oz promete entregar aos leitores duas novidades: a antologia Manual Poético de Sobrevivência, com lançamento previsto para março, e o infantil Borboletras, no segundo semestre.

:: Depois de sete livros de crônicas, Gilmar Marcílio mergulha de vez na filosofia. Jardim de Bolso: Lições Estoicas Para uma Vida Serena chega entre março e abril pela Editora Foco, de São Paulo, reunindo 100 textos breves numa releitura contemporânea dos preceitos do estoicismo.

:: Dramaturgia é a novidade de Alessandra Rech para 2020. A escritora, que já lançou cinco livros, trabalha na adaptação de contos das coletâneas Aguadeiro (2007) e Mirabilia (2014) para uma peça teatral, que deverá vir em formato de monólogo.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL. 28/08/2018Alessandra Rech que está lançando o livro infantil insônia dos sabiás. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Alessandra Rech fará sua estreia na dramaturgia, escrevendo peças de teatroFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

:: José Otavio Carlomagno prepara dois lançamentos para o novo ano: uma reunião de pequenos textos intitulada Croquis de um Delírio e o livro de poemas infantis Tem Tatu Aí?. Neste ano, o autor lançou o Livro das Coisas Poentes

:: Depois da ficção científica Extraplanetário, J. C. Fantin pretende publicar a sequência do romance Jornada em Corellà. O livro já está pronto, mas ainda sem data para lançamento. O autor também seguirá escrevendo a webcomic Sonho Celeste, disponível na internet.

:: O Segredo do Jirau é o título do novo livro infantil de Maristela Scheuer Deves, que ainda busca uma editora para lançar a obra. A escritora também trabalha na finalização de uma história de monstros para crianças, além de planejar um romance policial para comemorar os 10 anos de A Culpa é dos Teus Pais, seu livro de estreia. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 09/08/2019 - O Baú dos contos de Fadas é o sexto livro da escritora Maristela Deves. A obra tem ilustrações de Ernani Carraro. (Marcelo Casagrande/ Agência RBS)
Maristela Deves planeja romance policial para comemorar aniversário do primeiro livroFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

:: Dois romances policiais já finalizados, aguardando publicação, e um trabalho a todo vapor: a sequência de O Legado do Führer. Bruno Atti, que já conta com quatro livros, promete um 2020 com mais tramas de suspense. Os lançamentos ainda não têm data.

:: Tempo de Navio, um convite para que pais e filhos saibam lidar com a passagem do tempo e o inevitável crescimento das crianças, é a novidade de Elaine Pasquali Cavion para o primeiro semestre. A obra será publicada pela Editora Aletria, de Belo Horizonte.

:: Dos 23 escritores procurados pela reportagem, cinco anunciaram pausa nos lançamentos: Adriana Antunes, Helô Bacichette, Paulo Ribeiro, Rafael Iotti e Rejane Rech.

Leia também:
Os Paralamas do Sucesso fazem show em Caxias do Sul em abril
Estilista caxiense dá dicas de moda e monta looks inspiradores para a festa da virada
Fique por dentro das comemorações de Réveillon ao ar livre nas cidades da Serra

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros