Festival de Bonecos de Canela atrai mais de 15 mil pessoas em quatro dias de atividades - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Teatro20/10/2019 | 21h16Atualizada em 20/10/2019 | 21h16

Festival de Bonecos de Canela atrai mais de 15 mil pessoas em quatro dias de atividades

A próxima edição vai ser realizada de 15 a 18 de outubro de 2020.

Festival de Bonecos de Canela atrai mais de 15 mil pessoas em quatro dias de atividades Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Para além das manobras dos bonequeiros que divertem, emocionam e fazem a plateia sublimar a vida através da arte, a prefeitura de Canela também fez arte para dar conta de realizar a 31ª edição do Festival Internacional de Bonecos de Canela exclusivamente com recursos próprios. Com orçamento de R$ 400 mil, foram mais de 30 apresentações gratuitas, em quatro dias de encontro, alcançando um público de 15 mil pessoas. O sucesso desta edição impulsiona a próxima, que já tem data confirmada, vai ser realizada de 15 a 18 de outubro de 2020.

Leia ainda:
Festival Bonecos Canela ocorre pelo segundo ano consecutivo custeado somente pela prefeitura

A curadoria ficou a cargo da diretora executiva do evento Marina Gil, que selecionou trabalhos de bonequeiros do Brasil e de outros quatro países: Alemanha, Argentina, Equador e Espanha. Marionetes, fantoches, bonecos de vara e outros que emergem do próprio corpo dos bonequeiros demonstraram que a arte de contar histórias resiste ao tempo.

Na abertura, uma justa homenagem ao bonequeiro caxiense Nelson Haas, mencionado pela organização como “nosso querido parceiro, amigo e incentivador”.

– Grande surpresa, uma alegria está surpresa maravilhosa, os mestres são dadivosos – disse.

Fernando Gomes, vice-presidente da Fundação Cultural de Canela, destaca a qualidade das diferentes e numerosas equipes de organização dos Bonecos: a de produção geral e técnica, de comunicação e assessoria de imprensa e de apoio, além dos artistas convidados. 

– O Festival de Bonecos é sempre um momento de encontro destes amigos talentosos e guerreiros. E muitas vezes, só nos vemos nesta oportunidade ao longo do ano, o que torna o período do festival ainda mais especial. Aproveito para parabenizar a todos que se dedicam em manter os bonecos vivos e em movimento, encantando adultos e crianças, visitantes e moradores.

Confira a seguir, galeria de fotos em ensaio do editor de fotografia Porthus Junior:

Leia também:
Conferência Municipal de Cultura propõe ações para as políticas públicas de Caxias
Tríssia Ordovás Sartori: Lição por trás de desenhos
Conheça o luxuoso passeio de trem de Curitiba a Morretes, um dos roteiros turísticos mais procurados do Paraná
Gustavo Gomes vai leiloar obra em prol do projeto Mão Amiga

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros