"MasterChef Brasil" gravado na Serra vai ao ar nesta terça-feira - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Capricha no 'tompêro'04/04/2017 | 06h30Atualizada em 04/04/2017 | 11h26

"MasterChef Brasil" gravado na Serra vai ao ar nesta terça-feira

Episódio mostra primeira prova de equipes fora do estúdio

"MasterChef Brasil" gravado na Serra vai ao ar nesta terça-feira Carlos Reinis/divulgação
Henrique Fogaça, Paola Carosella, Ana Paula Padrão e Erick Jacquin acompanharam o preparo Foto: Carlos Reinis / divulgação

Chega ao fim nesta terça-feira o mistério em torno do episódio do MasterChef Brasil gravado na Serra. A partir das 22h30min, os fãs da disputa culinária exibida pela Band assistirão, finalmente, à primeira prova fora do estúdio desta temporada e que tem como protagonistas vinhos brasileiros. 

Gravado nos dias 4, 5 e 6 de março em vinícolas e em pontos turísticos da Serra, o programa mostra os 20 aspirantes ao troféu de melhor chef amador do país em uma prova coletiva realizada em uma cozinha instalada em meio aos parreirais da vinícola Aurora, no município de Pinto Bandeira. As equipes, divididas entre azul e vermelha, tiveram a difícil missão de preparar um almoço para 80 "exigentes" convidados, como salientou a apresentadora Ana Paula Padrão, com pratos que remetessem às culinárias das culturas italiana e alemã. À mesa, nomes ligados à enogastronomia, como dirigentes do setor vitivinícola, chefs de cozinha, jornalistas e enófilos.

Leia mais
3por4: A Serra gaúcha no cardápio do MasterChef Brasil

Sob a supervisão dos chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, os competidores criaram uma entrada, um prato principal e uma sobremesa utilizando ingredientes locais para harmonizar, respectivamente, com o espumante Brut 130, da Casa Valduga, o vinho tinto Reserva Merlot, da Aurora, e o espumante moscatel rosé Aquarela, da Casa Perini. 

Eles criaram pratos usando ingredientes locais, como polenta e salame Foto: Carlos Reinis / divulgação

Terminada a refeição, os convidados escolheram o menu preferido, e a equipe com menos votos disputou a prova de eliminação, realizada no estúdio do programa, em São Paulo. Um dos participantes já foi eliminado no episódio da semana passada.

– É uma ação muito relevante, que tem como principal objetivo reforçar a qualidade do vinho brasileiro, divulgar o potencial do enoturismo (da Serra) e simplificar a questão de harmonização entre vinho e comida. As pessoas criam mitos em relação à melhor maneira de combinar vinhos e espumantes. Além disso, o programa trata da valorização de insumos locais, como a polenta e o salame, por exemplo, e mostra como os vinhos e espumantes também combinam com isso – afirma o gerente de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho, Diego Bertolini.

Cozinheiros amadores submeteram receitas a 80 convidados Foto: Carlos Reinis / divulgação

As três vinícolas dão uma visão geral da produção vitivinícola brasileira atualmente: Farroupilha, na questão da Indicação Geográfica (IG) dos moscatos, o Vale dos Vinhedos, com o espumante pelo método tradicional (champenoise) e a Merlot como variedade icônica da região.

O MasterChef é transmitido pela Band às terças-feiras, às 22h30min, com exibição simultânea no site e no aplicativo da emissora para smartphones, sendo também reproduzido pelo Discovery Home & Health, nas sextas, às 19h20min, com reapresenta-ção aos domingos, às 21h45min.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAtacante Yago é apresentado pelo Juventude e pode estrear sexta https://t.co/zKXvws80y4 #pioneirohá 1 horaRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Protagonistas de "Toda Nudez Será Castigada" ajudam a compor Fachada do Palácio dos Festivais https://t.co/fnYJxgBjnH #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros