Mostra "Il Poverello d'Assisi" abre nesta quarta-feira, no MusCap - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Artes plásticas22/11/2016 | 16h10Atualizada em 22/11/2016 | 16h10

Mostra "Il Poverello d'Assisi" abre nesta quarta-feira, no MusCap

Artista Benedita Ceccato revisita iconografia de São Francisco de Assis

Mostra "Il Poverello d'Assisi" abre nesta quarta-feira, no MusCap Acervo da artista/divulgação
As cerca de 20 peças expostas são confeccionadas em barro, e a maioria faz referência ao santo  Foto: Acervo da artista / divulgação
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

São Francisco de Assis povoa o imaginário da artista Benedita Ceccato desde a infância. Seus pais eram da Ordem Terceira Franciscana, destinada a fiéis leigos, e ela nasceu na capela São Francisco de Assis, no interior de Veranópolis. Quando criança, vestida de anjinho, semeava flores em frente à procissão em homenagem ao santo. Por isso, não admira que sua primeira exposição individual, que abre nesta quarta-feira no Museu dos Capuchinhos (MusCap), em Caxias do Sul, tenha como tema Il Poverello d'Assisi.

Leia também:
Escritor Ricardo Lísias realiza conferência em Caxias nesta terça na UCS
3por4: cinebiografia "Elis" chega aos cinemas nesta quinta-feira

— São Francisco sempre me encantou, ainda mais quando fui lendo sobre a vida dele e sua ligação com a natureza — conta Benedita, 67 anos, professora aposentada e proprietária do atelier de cerâmica L'Arte Ceccato, em Vila Flores.

A exposição, vencedora do Edital #OcupaMusCap, é composta por cerca de 20 peças produzidas ao longo dos últimos oito anos, a maioria tendo como referência a mística fransciscana e a relação entre espiritualidade e natureza. Há desde itens em miniatura, com apenas três centímetros — construídos dentro de um pinhão — até esculturas maiores, de 65 centímetros.

As figuras são todas confeccionadas em barro. Benedita, que compara seu trabalho mais com o artesanato do que com as artes plásticas em si, explica que a opção pelo material tem a ver com sua intenção de fazer algo diferente:

— Normalmente os artesãos optam por tecido ou palha, mas na minha família temos uma tradição de trabalhar com barro, com cerâmica.

Apesar de a mostra incluir duas imagens de Santo Antônio (que, aliás, era franciscano) e uma do Caminho de Barro de Vila Flores, a maior parte da exposição gira mesmo em torno o santo italiano que viveu nos séculos 12 e 13 e que inspirou o nome do atual papa.

— Ele é o carro-chefe da exposição e do meu atelier — explica a artista-artesã.

Il Poverello d'Assisi poderá ser visitada até dezembro, no MusCap.

Agende-se
O que:
exposição Il Poverello d'Assisi, de Benedita Ceccato
Onde: MusCap (Rua General Mallet, 189B), em Caxias do Sul
Quando: abertura nesta quarta, às 18h30min; visitação de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h (outros horários e finais de semana, mediante agendamento pelo fone 3220.9565)
Quanto: entrada franca

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros