Curta "Um Cara de Confiança!" tem sessões neste sábado e domingo, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Estreia18/11/2016 | 08h15Atualizada em 18/11/2016 | 10h12

Curta "Um Cara de Confiança!" tem sessões neste sábado e domingo, em Caxias

Custeado via Financiarte, trabalho foi dirigido por Le Daros

Curta "Um Cara de Confiança!" tem sessões neste sábado e domingo, em Caxias Rachel Zílio/Divulgação
Fábio Vergani vive Antino, funcionário demitido depois de 15 anos de serviços prestados Foto: Rachel Zílio / Divulgação

O realizador audiovisual Le Daros buscou inspiração num aspecto bem negativo dos tempos atuais para escrever o roteiro do curta-metragem Um Cara de Confiança!, que estreia na Sala de Cinema Ulysses Geremia neste fim de semana (sessões sábado e domingo, veja abaixo). Era início do ano passado e o Brasil amargurava um constante aumento nas taxas de desemprego por conta da tão falada crise econômica. A ideia de Daros foi levar para as telas a história de um homem que perde o emprego depois de trabalhar 15 anos na mesma empresa. A estratégia para chamar atenção do espectador foi tratar o assunto com humor.

Leia mais:
3por4: Quinta Estação chega aos 20
Californiano J.P. Soars vai agitar o Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias
Seminário na UCS debate novas ideias para a literatura em Caxias 


— Minha escolha foi falar de um tema como o desemprego no formato de comédia dramática, queria trabalhar de uma maneira mais leve e me ocorreu que seria interessante criar uma válvula de escape para o personagem. E não posso falar mais do que isso se não vou dar spoiler (risos) — diz Daros.

O recém-desempregado em questão é Antino, que conduz toda a história a partir das reflexões que a perda do emprego e da estabilidade lhe provocam. Muitas das constatações do personagem, aliás, são bem fáceis de causar identificação no espectador:

— Ele se sente traído, que é como todo demitido se sente. Quantas vezes a gente escutou alguém contando que dedicou anos da vida a um emprego e só ganhou um "pontapé".

Pensando numa estética que conversasse com o estado de espírito de Antino, o diretor optou por planos sempre fixos — não há movimentos de câmera em Um Cara de Confiança!.

— Tem muito a ver com a maneira fixa que o personagem tem de pensar, eu quis reforçar esse aspecto — justifica Daros.

O personagem central é vivido pelo caxiense Fábio Vergani. O ator foi escolhido levando em conta vários aspectos, entre eles o de já ter trabalhado em ambientes corporativos. O próprio diretor, formado em Administração, também usou seus conhecimentos sobre esse tipo local de trabalho para compor o curta.

— Conheço o pensamento médio do funcionário — comenta.

O elenco conta ainda com  nomes como Odelta Simonetti, Claudio Troian, Fernanda de Oliveira, Duda Costa, Rachel Zílio e Marcelo Casagrande. Daros define Um Cara de Confiança! como um curta de personagem, inclusive boa parte da história é narrada em off por Antino. 

— A gente se solidariza com ele, mas ao mesmo tempo acabamos vendo as fraquezas e as inconformidades do personagem.

Custeado via Financiarte, Um Cara de Confiança! foi gravado durante três dias de abril deste ano. O curta é o terceiro trabalho de Daros como diretor e revela uma preocupação maior com relação ao som. 

— Eu sou músico né, sempre me envolvo na trilhas, mas neste trabalho tentei usar o áudio como elemento narrativo, em muitos momentos é ele que conta a história — explica.

Programe-se
:: O que: estreia do curta Um Cara de Confiança!, de Le Daros
:: Quando: neste sábado e domingo, com sessões às 18h e 18h45min em ambos os dias
:: Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312)
:: Quanto: entrada franca

Veja um teaser do curta


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comInstrumentista e compositor André Viegas irá lançar DVD nesta terça, em Caxias https://t.co/K1cyy8EXnn #pioneirohá 24 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEntenda os riscos causados pelo consumo de alimentos com excesso de agrotóxicos https://t.co/4vFhL9qvBE #pioneirohá 53 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros