Californiano J.P. Soars vai agitar o Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música17/11/2016 | 12h50Atualizada em 17/11/2016 | 12h50

Californiano J.P. Soars vai agitar o Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias

Guitarrista tem shows marcados na sexta, dia 25, e no sábado, dia 26

Californiano J.P. Soars vai agitar o Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias Jim Zelinski/Divulgação
Músico mostra influências que vão do gypsy jazz à música latina Foto: Jim Zelinski / Divulgação

Tocar sempre foi algo natural para o californiano J.P. Soars, atração do Mississippi Delta BluesFestival nos dias 25 e 26 de novembro. A infância teve trilha sonora caseira, com o violão do pai sempre presente. Também foi em casa que o moleque aprendeu os primeiros acordes. Na adolescência, o interesse de J.P. por música só aumentava e um encontro inusitado marcaria sua trajetória para sempre.

Leia mais:
James Boogaloo Bolden é uma das atrações do Mississippi Delta Blues Festival, em Caxias
Premiado em Cannes, drama francês "Meu Rei" estreia nesta quinta, em Caxias

– Em 1988, eu ganhei uma guitarra em uma rifa e dois ingressos para assistir o B.B. King. Eu consegui conhecê-lo nos bastidores depois do show e ele assinou minha guitarra. Ver B.B. King no palco e conhecê-lo mudou minha vida e me colocou no caminho para tentar tocar blues – lembra o guitarrista e vocalista.

O gênero apresentado por intermédio do ¿rei¿fisgou J.P. Soars de cara. Mas o ecletismo natural do músico acabou o conduzindo por vários caminhos antes de decidir que o blues merecia dedicação exclusiva. Entre esses caminhos estava o metal extremo, com o qual o guitarrista esteve envolvido até 2005. Quem vê J.P. no palco atualmente, todo alinhado ao mostrar seus lamentos na guitarra,nem imagina que tempo atrás ele estava batendo cabeça como um verdadeiro headbanger para plateias bem diferentes.

– Tocar em bandas de metal me ajudou a aprender sobre a gravação no estúdio, como ensaiar com uma banda, como lutar pela perfeição e como conseguir uma banda apurada junto com outras pessoas. Também me ajudou a escrever músicas e tentar criar meu próprio material – explica ele.

Essa versatilidade de referências, na verdade,é uma das responsáveis pela assinatura musical saborosa de J.P. Soars. Sua guitarra e seu timbre vocal parecem caldeirões a ferver várias vertentes.

– Eu sou eclético e tento manter a mente aberta para a boa música. No meu show, gosto de misturar estilos diferentes... como eu fico entediado facilmente, então tento mantê-lo interessante para mim e para o público. Acho que meu estilo é mais de raiz, mas também vou para a outra borda vez ou outra – comenta ele, que sempre leva aos shows uma clássica cigar box guitar (construída artesanalmente).

A curiosidade rítmica do músico, aliás, faz com que ele esteja muito animado por visitar o Brasil pela primeira vez. Por aqui, ele pretende conferir nossa música de perto e tentar absorver ainda mais referências.

– Eu conheço bossa nova, é claro, e adoro.Estou ansioso para poder experimentar e ouvir algumas dessas músicas quando chegarmos ao Brasil. Tenho certeza que vai ser também uma experiência de aprendizagem para nós, afinal, que melhor maneira de descobrir sobre a música do que poder ver e ouvir por nós mesmos? – anima-se.

Fã de bandas como ZZ Top, Beatles e LedZeppelin, J.P. Soars também é cheio de ídolos do blues, como T Bone Walker, Muddy Waters, HowlinWolf, Guitar Slim, Johnny Guitar Watson, Jesse MaeHemphill, The Fabulous Thunderbirds e, claro,B.B. King. Para entender no que esse molho todo resulta, só mesmo conferindo a performance do guitarrista ao vivo:

– Vai ser uma mistura de nossas influências embrulhadas em um só show. Haverá muito blues,alguns gypsy jazz, talvez um pouco de influência latina e algum rock and roll ao sabor de J.P. Soars. Estamos super animados!

Conheça J.P Soars

Mais informações sobre o MDBF 2016 AQUI

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comTaxistas de Caxias protestam em Brasília e pedem aprovação de projeto que proíbe o Uber https://t.co/tio3cGK6WX #pioneirohá 24 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAdolescente de 16 anos é baleado após sair de casa noturna em Caxias https://t.co/sEikOn0xv5 #pioneirohá 54 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros