Celso Frateschi foi painelista da pré-conferência, em Caxias - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

Cultura10/09/2019 | 18h10Atualizada em 10/09/2019 | 18h10

Celso Frateschi foi painelista da pré-conferência, em Caxias

Ator defende a unidade da classe artística e da população para que as demandas da cultura sejam atendidas.

Celso Frateschi foi painelista da pré-conferência, em Caxias Cecília Pozza/Divulgação
Primeiro encontro da pré-conferência recebeu o ator Celso Frateschi, que estava em Caxias por conta do Caxias em Cena. Foto: Cecília Pozza / Divulgação

“Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua terra”, diz Jesus, citado no Evangelho de Lucas, capítulo 4, versículo 24. Ou seja, muitos agentes culturais caxienses têm falado e não têm sido ouvidos. Mas é preciso que venha um forasteiro para colocar os pingos nos “is”. Na primeira reunião da pré-conferência de Cultura, que ocorreu na última segunda, na Sala de Cinema Ulysses Geremia (Centro de Cultura Ordovás), em Caxias, o painelista foi o ator Celso Frateschi, uma das atrações desta edição do 21º Caxias em Cena.

Frateschi revelou que esse faro jurídico do governo Guerra, por encontrar brechas nas leis já apropriadas e frutíferas, não apenas para a classe artística, mas para os cidadãos de um modo geral, que beneficiam-se como espectadores, não é exclusividade nossa. Encontrar “brechas” nas leis para desmanchar a cena cultural é bem comum, mas é em momentos como esse que aumenta a necessidade de uma maior unidade da classe artística.

Frateschi já esteve do outro lado do balcão, como gestor cultural, pois foi secretário municipal da Cultura de São Paulo na gestão Marta Suplicy, e secretário de Cultura em São Bernardo do Campo. Independente de corrente ideológica, é fundamental pensar a cultura para além dos muros que ora demonizam, ora canonizam seus pares.

A próxima reunião da pré-conferência ocorre dia 28 de setembro, às 8h30min, na Casa das Etnias. Espera-se, quem sabe, mais do que 60 interessados, público presente na segunda-feira.

Leia também:
Caxias corre o risco de não ter projetos aprovados pelo Financiarte em 2019
Inscrições para oficina "Vivências Moçambicanas" estão abertas em Caxias
Reflexões sobre homens e animais são tema da peça "Arena Selvagem", atração em Caxias do Sul nesta quarta-feira
Adriana Antunes: novos tempos

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros