Coordenação dos cursos de Artes Visuais da UCS repudia ação da Guarda Municipal contra Elichat - Colunas da 3por4 - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

3por421/05/2019 | 12h17Atualizada em 21/05/2019 | 12h17

Coordenação dos cursos de Artes Visuais da UCS repudia ação da Guarda Municipal contra Elichat

Artista Lucas Leite foi detido enquanto desenhava a personagem na Praça das Feiras, em Caxias

Coordenação dos cursos de Artes Visuais da UCS repudia ação da Guarda Municipal contra Elichat Sara Fontana/Divulgação
Registro foi feito minutos antes de o artista ser levado pela Guarda Municipal à delegacia Foto: Sara Fontana / Divulgação

Segue rendendo desdobramentos o caso envolvendo abordagem da Guarda Municipal de Caxias do Sul contra o artista visual Lucas Leite. Conhecido como criador da personagem Elichat, menina com orelhas de gato que estampa e colore diversos pontos urbanos da cidade, o artista foi detido enquanto desenhava no chão da Praça das Feiras, na quinta-feira da semana passada. A ocorrência foi registrada por pichação e conspurcação a edificação ou monumento. 

Leia mais:
Artista de Caxias conhecido por personagem Elichat reclama de abordagem da Guarda Municipal 

No domingo, o artista publicou uma nota oficial na página do Facebook da personagem Elichat com sua opinião sobre os fatos. Confira um trecho: "Sabemos que o artista expressa o espírito do seu tempo, e assim entendemos que isso faz parte do contexto político e moral do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Caxias do Sul em 2019, quando o conservadorismo avança, o artista é criminalizado e a ignorância e o senso comum são exaltados como virtudes. Não é novidade. Continuaremos."

O pronunciamento mais recente foi da coordenação dos cursos de Artes Visuais da UCS — Lucas é aluno da licenciatura. A carta demonstra repúdio à ação da Guarda Municipal e avalia o ato como uma amostra de desconhecimento sobre o sentido da arte e sobre os conceitos de arte urbana e arte contemporânea. Confira trecho do texto assinado por Silvana Boone, coordenadora dos cursos de Artes Visuais; e por Alex Leonardo da Silva Alles, presidente do Diretório Acadêmico dos cursos de Artes Visuais.

"A arte urbana é uma das manifestações contemporâneas que mais atinge pessoas no mundo inteiro. Cidades como São Paulo, Nova York, Londres ou Berlim reúnem em suas ruas acervos dos mais conceituados artistas do mundo inteiro, incluindo a dupla brasileira conhecida como 'Os Gêmeos'. A classe artística e estudantil sente-se ofendida e indignada com esta atitude. Enquanto a Guarda Municipal está detendo um artista, parte da cidade com índices de criminalidade estão desprotegidas."

Leia também:
Agenda: Grupo Coletivo Mídias  propõe bate-papo sobre imagens e viagens neste sábado
Agenda: Nenhum de Nós faz show em 31 de agosto, no UCS Teatro
Espetáculo que será apresentado nesta terça-feira em Caxias retrata as dores e delícias da vida a dois
Agenda: banda Maglore faz show em Caxias, na quinta 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros