10 temas para Renato Toigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul  - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições 202028/10/2020 | 13h39Atualizada em 30/10/2020 | 17h21

10 temas para Renato Toigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul 

O candidato a vice-prefeito é o colega de partido Nilvo Bertolla, em chapa pura do PSL

10 temas para Renato Toigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul  Ezequiel Tavares/Divulgação
Foto: Ezequiel Tavares / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

O candidato do PSL à prefeitura de Caxias, do Sul, Renato Toigo, é o décimo, e penúltimo, a participar do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Nas edições de segundas, quartas e sextas, todos os 11 candidatos estão expressando suas ideias e propostas sobre os 10 temas abaixo. As respostas de todos foram recolhidas simultaneamente pelo Pioneiro e vêm sendo publicadas em ordem alfabética. O último candidato a responder será Vinicius Ribeiro (DEM), na edição de sexta-feira (30).

Renato Toigo, candidato do PSL, ex-partido do presidente Jair Bolsonaro e pelo qual se elegeu presidente, foi o último nome a se alinhar para disputar a prefeitura de Caxias do Sul. Foi o 11º candidato a ser confirmado, ao apagar das luzes, na última noite do último dia de prazo para realização de convenções partidárias. A trajetória política de Toigo é vinculada ao PSL. Pelo partido, ele concorreu a deputado federal em 2018 e presidiu o PSL na cidade. Ao longo do prazo para articulações de candidaturas, seu nome sempre esteve presente no cenário eleitoral como alternativa. Chegou a ser sugerido para ser vice de Carlos Búrigo (MDB) ou como candidato do partido, o que acabou se confirmando, uma vez que as propostas de coligações não vingaram. Então o PSL optou por chapa pura, com Toigo a prefeito e Nilvo Bertolla como candidato a vice.

Toigo, que tem 69 anos, é contador e professor universitário, disse que não pôde deixar de aceitar a incumbência partidária, uma vez que o partido o acolheu como candidato à Câmara Federal em 2018.

1. CASO MAGNABOSCO

"Após o trânsito em julgado, procurar a família e tentar um acordo com parcelamento, incluir bens obsoletos do município bem como índices construtivos."

2. CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

"Edital moderno e bem fracionado, que se inicie a busca de alternativa sustentável. O fracionamento poderá contemplar melhores serviços e maior economia, com concorrência e trabalho conjunto."

3. GESTÃO DAS UPAS

"Projetar a administração direta e comparar com as possibilidades de terceirização da gestão, que neste caso terá obrigações muito claras."

4. DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

"O município deverá estar totalmente aberto às ideias, sugestões e críticas das entidades representativas, bem como de todos os cidadãos caxienses. Acredito ser obrigação a manutenção de canais de comunicação, bem como o diálogo periódico com os meios de comunicação."

5. CARGOS EM COMISSÃO

"Áreas estratégicas precisam de mãos de obra agregadoras e experientes. Intenção de redução, sim, ser uma gestão enxuta, mas com estrategistas no comando."

6. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

"Minha expertise. Plano de desburocratização de projetos da cidade, do recebimento de impostos, criação de incentivos para captação de empresas, atrair eventos corporativos e desenvolver o turismo, investir em empreendedores."

7. VALORIZAÇÃO DA CULTURA

"Revitalização e ampliação de centros culturais, incentivo ao cinema, teatro, dança, artes plásticas, grafite, ampliação de Lei de Incentivo à Cultura, assessoramento a associações para captação/administração/prestação de contas de projetos culturais em todas as esferas. Incentivar alunos de escolas públicas e particulares a realizar e participar de eventos culturais."

8. VAGAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

"O município tem alternativa imediata de aquisição de vagas privadas para que seja com calma projetada, orçada e executada. Se viável, a ampliação da rede municipal."

9. COMÉRCIO AMBULANTE

"Projeto de regularização e formalização de vendedores ambulantes, em locais pré-definidos, não permitindo sua instalação em frente ao comércio tradicional da cidade. Quem quiser trabalhar e empreender vai ter oportunidade, mas não na porta dos lojistas e com alguma forma de legalização — exemplo: MEI (microempreendedor individual). Fiscalização atuante."

10. DIRETRIZES PARA A MOBILIDADE

"Importante estudo para pensar a cidade sustentável para o futuro. Construção e incentivo de ciclovias para meios de transportes autônomos e sustentáveis com segurança. Utilizar modelos de sucesso para o trânsito e buscar alternativas para aprimorar a mobilidade. Celebrar convênios com cidades da região para incentivar mobilidade entre elas."

Leia também
10 temas para Adiló Didomenico
10 temas para  Antonio Feldmann
10 temas para Carlos Búrigo
10 temas para Júlio Freitas
10 temas para Marcelo Slaviero
10 temas para Nelson D'Arrigo
10 temas para Pepe Vargas
10 temas para Edson Néspolo
10 temas para Renato Nunes

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros