10 temas para Renato Nunes, candidato a prefeito de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições 202026/10/2020 | 11h28Atualizada em 26/10/2020 | 11h33

10 temas para Renato Nunes, candidato a prefeito de Caxias do Sul

A candidata a vice-prefeita é a colega de partido Priscila Vilasboa, em chapa pura do PL

10 temas para Renato Nunes, candidato a prefeito de Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Renato Nunes concorre a prefeito de Caxias pelo PL Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

 O candidato do PL a prefeito de Caxias do Sul, Renato Nunes, participa do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Nas edições de segundas, quartas e sextas-feiras, todos os 11 candidatos irão expressar suas ideias e propostas sobre os 10 temas abaixo. As respostas de todos foram recolhidas simultaneamente pelo Pioneiro. Confira as que já foram publicadas. 

Renato Nunes, 47 anos, tem trajetória política em Caxias do Sul especialmente como vereador. Elegeu-se duas vezes para a Câmara Municipal, em 2008 e 2012. Começou sua participação política pelo PRB, atual Republicanos, partido do prefeito cassado Daniel Guerra. Em março de 2016, filiou-se ao PR, que hoje é PL, o Partido Liberal. Na eleição daquele ano, quando Guerra foi eleito prefeito com apoio de Renato Nunes e de seu partido, Nunes concorreu novamente a vereador, mas ficou como segundo suplente.

Com Guerra na prefeitura e as nomeações feitas pelo prefeito, como a do vereador eleito Elisandro Fiuza (Republicanos) para a Secretaria da Habitação, Nunes conseguiu retornar à Câmara, contando também com o fato de que o primeiro suplente, Tibiriçá Maineri (Republicanos), abriu mão da vaga que era preferencialmente sua. Outras movimentações que garantiram a permanência de Nunes na Câmara até o afastamento de Daniel Guerra da prefeitura, em dezembro do ano passado, foram as nomeações do vereador Chico Guerra (Republicanos) e do primeiro suplente Tibiriçá, respectivamente, para a Chefia de Gabinete e Coordenadoria de Acessibilidade. Por alguns meses, de fevereiro a abril de 2019, Nunes foi titular da Secretaria da Habitação, após a saída de Fiuza do cargo. Em suas passagens pela Câmara na atual gestão, foi líder do Governo Daniel Guerra. Em fevereiro deste ano, porém, anunciou o rompimento com o ex-prefeito, que ajudou a eleger.

Nunes é natural de Porto Alegre e está em Caxias há mais de 15 anos. É pastor evangélico há cerca de 30 anos, formado em Direito e cursa gestão pública.

1. CASO MAGNABOSCO

Buscar alternativas visando um acordo ou forma de pagamento para minimizar o impacto no caixa e não inviabilizar o município.

2. CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

Dialogar e buscar a melhor opção mediante vontade da comunidade caxiense a respeito da concessão de transporte público urbano, possibilitando uma nova licitação com novas empresas, com o objetivo de acabar com o monopólio, reduzir a tarifa, abrir novos itinerários, diminuir o tempo de espera, manter as gratuidades, acessibilidade, frota nova e garantir um ótimo atendimento aos usuários.

3. GESTÃO DAS UPAS

Discutir juntamente com a comunidade sobre a melhor forma de gestão do Pronto-Atendimento Central 24 Horas e UPA Zona Norte.

4. DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

Diálogo totalmente aberto, tanto com a Câmara de Vereadores, UAB (União das Associações de Bairros), conselhos municipais, lideranças e população em geral.  

5. CARGOS EM COMISSÃO

Enxugar a máquina pública com número reduzido de cargos em comissão.

6. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Promoveremos ações de incentivo para trazer novas empresas e novos empreendimentos para nossa cidade, gerando assim emprego e renda.

7. VALORIZAÇÃO DA CULTURA

Aperfeiçoaremos mecanismos de incentivo à cultura, tais como Financiarte e leis municipais de incentivo à cultura.

8. VAGAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Colocaremos toda a nossa força, trabalhando em equipe, buscando alternativas, recursos e parcerias para ampliar o números de vagas de educação infantil.

9. COMÉRCIO AMBULANTE

Combateremos forte a pirataria e faremos diversas ações para possibilitar que trabalhadores possam de forma legal e com devida autorização, ainda que temporária, podendo ser renovada ou cassada, vender produtos com procedência em determinados pontos da cidade.

10. DIRETRIZES PARA A MOBILIDADE

São várias ações e projetos que temos para realizar obras, melhorias, em todos os modelos de transporte públicos urbanos e rurais.

Leia também
10 temas para Adiló Didomenico
10 temas para  Antonio Feldmann
10 temas para Carlos Búrigo
10 temas para Júlio Freitas
10 temas para Marcelo Slaviero
10 temas para Nelson D'Arrigo
10 temas para Pepe Vargas
10 temas para Edson Néspolo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros