10 temas para Nelson D'Arrigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições 202021/10/2020 | 15h32Atualizada em 23/10/2020 | 17h23

10 temas para Nelson D'Arrigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul

Candidata a vice-prefeita será a colega de partido, Andréia Garbin, em chapa pura do Patriota, com apoio do PRTB

10 temas para Nelson D'Arrigo, candidato a prefeito de Caxias do Sul Leandro de Araújo/Divulgação
Nelson D'Arrigo é candidato pelo Patriota Foto: Leandro de Araújo / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

O candidato do Patriota a prefeito de Caxias do Sul, Nelson D’Arrigo, é o sétimo a participar do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Nas edições de segundas, quartas e sextas-feiras, todos os 11 candidatos estão expressando suas ideias e propostas sobre os 10 temas abaixo. As respostas de todos foram recolhidas simultaneamente pelo Pioneiro e vêm sendo publicadas em ordem alfabética. O próximo candidato a responder será Pepe Vargas, do PT, na edição da próxima sexta-feira.

Leia mais
Candidato a prefeito divulga resposta enviada à OAB Caxias sobre compromisso ético

O empresário Nelson D’Arrigo, que tem atuação no ramo imobiliário, tornou-se candidato à prefeitura de Caxias do Sul pelo Patriota. Estreante no mundo da política, esta será a sua primeira experiência eleitoral. 

O candidato está se valendo  justamente desta peculiaridade de sua trajetória, sem vínculos anteriores com a política, para buscar se distinguir dos demais postulantes ao cargo, nomes com trajetória no cenário político e partidário. Dessa forma, D’Arrigo tem explorado marcadamente essa caraterística em sua campanha no horário eleitoral em rádio e tevê.

D’Arrigo foi confirmado formando dobradinha com a candidata a vice Andréia Garbin, do mesmo partido, em convenção do Patriota realizada em 8 de setembro. O partido formou chapa pura, mas ganhou o apoio do PRTB, que até esboçou lançar candidatura própria e depois desistiu, assumindo a candidatura de D’Arrigo. O Patriota é o antigo PEN, o Partido Ecológico Nacional, que, na eleição de 2016, foi uma das três siglas que integrou a coligação que elegeu Daniel Guerra prefeito.

1. CASO MAGNABOSCO

"Primeiro, negociar com os familiares a melhor forma possível, para que não seja inviabilizada a capacidade de investimento do município nas áreas como segurança, educação e saúde. Temos convicção de que eles (Família Magnabosco) não têm nenhuma intenção de prejudicar a cidade em que vivem. Segundo, respeitar a decisão judicial após esgotadas todas as instâncias, e todos os atos possíveis de recorrer."

2. CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

"Vamos priorizar o cliente. Quando assumirmos o governo e tivermos um contrato de concessão em vigor, vamos fazer uma avaliação técnica rígida, comparar com outras cidades (Brasil e Exterior) e renegociar com a empresa detentora da concessão. Segundo nosso objetivo, vamos ter um transporte coletivo que priorize o cliente e viabilize a empresa. Caso tenhamos que fazer uma nova licitação, será construída de acordo com estes princípios. Não abrimos mão de ter o melhor sistema de transporte coletivo, viável e priorizando a população de Caxias do Sul."

3. GESTÃO DAS UPAS

"Em relação à área da saúde, o nosso objetivo é de ter o melhor sistema de saúde pública do Estado do RS. O principal objetivo será de zerar as filas nas UPAs e UBSs. Não abrimos mão de fazer a gestão própria, pois entendemos que temos capacidade e pessoas no quadro da saúde qualificadas para fazer uma gestão modelo."

4. DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

"O nosso slogan é: 'Cidade de qualidade tem diálogo e humanidade'. Vou deixar pelo menos dois dias por semana livres na agenda para me dedicar a ouvir a sociedade, empresas pequenas, grandes, médias e micro, entidades, lideranças e as pessoas da nossa cidade. Dar acesso fácil à população ao poder público. Eu amo Caxias, e dialogar, ouvir, será a determinação para toda a minha equipe e comunidade."

5. CARGOS EM COMISSÃO

"Vamos reduzir o número de secretarias das atuais 18 para no máximo 14. A minha orientação é de aproveitar pessoas do quadro atual de funcionários para ocupar cargos. Com estas duas medidas, vamos ter cargos em comissão em menor número e com melhor qualificação. O zelo pelo dinheiro público será o nosso mantra."

6. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

"Ao contrário de outras gestões, entendemos, sim, que o prefeito tem responsabilidade por geração de emprego e renda, seja incentivando, facilitando o ambiente de negócios, através de atendimento rápido e desburocratizado, seja apoiando a instalação de novos, e finalmente exigindo dos governos estadual e federal recursos necessários e de direito para fomentar o desenvolvimento econômico. Vamos reativar o protagonismo de Caxias. O nosso objetivo é de alcançar um índice de emprego superior à média nacional com dados do Caged (o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Seremos um parceiro incondicional do empreendedor."

7. VALORIZAÇÃO DA CULTURA

"Na iniciativa privada, costumamos afirmar que uma empresa que não valoriza e dá a devida importância para a cultura do negócio tem maus resultados e não se perpetua. Esta afirmativa serve também para as nossas cidades. Se não valorizarmos a cultura de Caxias, estaremos nos omitindo do que temos em relação aos nossos valores. Cultura é o complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Portanto, não olhar e não valorizar a cultura do caxiense, de empreendedor, trabalhador, persistente, entusiasmado e criativo, seria uma tremenda ignorância."

8. VAGAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

"Quem disse que ampliar é solução? Vamos zerar o déficit de vagas na educação. Como? a) Aplicando no lugar certo os recursos destinados à educação. b) Usando a criatividade e trabalhando 24 horas na solução. c) Trazendo os recursos e realocando vagas dos governos estadual e federal de direito de Caxias. Seremos totalmente intransigentes neste tema. Não aceitaremos nada menos que não seja zerar o déficit de vagas. Isto é direito da sociedade e dever do governante."

9. COMÉRCIO AMBULANTE

"Não teremos comércio ambulante em Caxias do Sul no nosso governo. Isto é inegociável. Naturalmente que não abandonaremos as pessoas, mas encontraremos formas de realocá-las. Entendemos que o comércio irregular é uma forma de concorrência desleal com o comércio regular que paga impostos e emprega as pessoas."

10. DIRETRIZES PARA A MOBILIDADE

"A diretriz principal é que tenhamos um sistema de mobilidade que contemple todas as possibilidades possíveis e que possam conviver em harmonia. A mobilidade urbana, principalmente em Caxias, considerando aspectos de topografia, clima e zoneamento da cidade, não é de fácil solução. Vamos olhar o que existe de melhor no mundo, ouvir as pessoas, adequar as nossas possiblidades e necessidades e implementar soluções. Não vamos reinventar a roda, já existem soluções, é apenas uma questão de organizar."

Leia também
10 temas para Marcelo Slaviero
10 temas para Adiló Didomenico
10 temas para  Antonio Feldmann
10 temas para Carlos Búrigo
10 temas para Júlio Freitas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros