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Eleições 202019/10/2020 | 08h40Atualizada em 19/10/2020 | 13h40

10 temas para Marcelo Slaviero, candidato a prefeito de Caxias do Sul

Candidato a vice-prefeito será o colega de partido Cesar Bernardi, em chapa pura do Novo

10 temas para Marcelo Slaviero, candidato a prefeito de Caxias do Sul Taynara Cristiane dos Santos,Estúdio Scalco/Divulgação
Marcelo Slaviero é o quinto a participar do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo Foto: Taynara Cristiane dos Santos,Estúdio Scalco / Divulgação
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O candidato do Novo a prefeito de Caxias do Sul, Marcelo Slaviero, é o quinto a participar do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Nas edições de segundas, quartas e sextas-feiras, todos os 11 candidatos estão expressando suas ideias e propostas sobre os 10 temas abaixo. As respostas de todos foram recolhidas simultaneamente pelo Pioneiro e vêm sendo publicadas em ordem alfabética. O próximo candidato a responder será Nelson D'Arrigo, do Patriota, na edição de quarta-feira.

O empresário e candidato a prefeito Marcelo Slaviero, como diz o nome de seu partido, o Novo, introduz um componente novo no cenário eleitoral caxiense. Ele credenciou-se para a pré-candidatura do partido à eleição ao Executivo por meio de um processo seletivo interno. Seu nome foi aprovado em novembro do ano passado e encaminhado para a convenção municipal da sigla, onde obteve a aprovação dos filiados no município para confirmar a candidatura.

Filiado ao Novo desde 2015, Slaviero passou pelas três etapas da seleção, que envolvem análise do currículo, trajetória e conquistas, entrevistas e a elaboração de um plano de governo. Slaviero foi o primeiro coordenador do núcleo de Caxias do Sul do partido. No período destinado às convenções foi municipais, o Novo foi o primeiro partido a realizar o encontro partidário que oficializa as candidaturas. E assim Slaviero vai para sua primeira eleição, algo novo para ele, assim como o nome do partido.

1 CASO MAGNABOSCO

"Sentença não se discute, se cumpre. O município tem uma dívida a ser paga e o melhor caminho é sentar com a família, conversar sobre uma negociação a longo prazo que satisfaça tanto os interesses da família, quanto da cidade, tentando viabilizar um aporte inicial de recurso. Acreditamos que a família esteja aberta a isso porque a cidade não pode parar. À época, o Plano Diretor tentou orientar a cidade, mas percebemos que a forma como ele foi executado acabou sendo prejudicial ao próprio município."  

2 CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

"Temos de garantir o menor preço da tarifa com a maior qualidade possível do serviço e mais possibilidade de escolhas ao usuário. Pensar num sistema mais simples e inteligente, eliminar a cobrança de tarifas e impostos que impactam no preço da passagem, revisar gratuidades, analisar as linhas atuais e estudar a possibilidade de incluir micro-ônibus. Flexibilizar a participação de outros modais para suprir linhas que são deficitárias para o concessionário, mas interessantes para vans ou micro-ônibus. O processo de licitação que estava em andamento foi cancelado e se iniciou novo debate, às pressas. Falta uma discussão ampla, plena e transparente com a população."

3 GESTÃO DAS UPAS

"A gestão compartilhada das UPAs se mostrou eficiente. Com a operação das duas unidades ao mesmo tempo, parece ter suprido a demanda. Claro que a pandemia pode ter influência nisto, mas os dados e números demonstram que a demanda está sendo atendida. Gostamos do modelo, mas precisamos sempre aperfeiçoar. Uma preocupação, em especial porque vimos acontecer em outras cidades, é a interferência de políticos indicando nomes ou pedindo privilégios no atendimento de apadrinhados. Vamos sugerir ao Legislativo que normatize esta relação com punição severa."

4 DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

"Independente de visões, ideologias e posicionamentos, precisamos governar para todos. A política nada mais é do que buscar convergências, chegar a um consenso entre opiniões diferentes. E uma gestão de verdade passa pela capacidade de se comunicar. É deixar claro quais são as metas de trabalho para resolver os problemas da população. O povo é quem diz ao governo o que fazer, e não o contrário. Um bom governo deve ser simples, dinâmico e facilitar a vida de quem trabalha e empreende."

5 CARGOS EM COMISSÃO

"Político precisa parar de gerar cabide de emprego. Por isso, temos uma certa preocupação em manter estatais deficitárias, cheias de CCs. Vamos reduzir despesas e o tamanho da máquina pública, mas sem afetar os serviços prestados à população. Nosso plano prevê a redução do número de secretarias, assessores e cargos em comissão. Isso deve ser feito em áreas que só aumentam a burocracia, complicando a vida das pessoas. Vamos criar um grande programa de recrutamento interno, buscar dentre os servidores públicos profissionais capacitados para liderança e para exercer cargos de chefia. Assim, vamos reduzindo, limitando, até eliminar os CCs."

6 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

"Estes mesmos políticos de sempre, com as mesmas propostas de sempre nos trouxeram até aqui. A recuperação de nossa identidade como Terra dos Negócios não virá com estes políticos que se alimentam e se beneficiam do atual sistema. Precisamos tirar o Estado do caminho, 90% dos empreendedores são pessoas como eu, que dependem dessa renda para sobreviver. Por isso, defendemos uma cidade mais livre, dinâmica, digital e integrada, facilitando a vida de quem trabalha, retendo e atraindo talentos e empresas. Temos quatro programas: Simplifica Caxias (redução gradual do ISS até o piso constitucional de 2% e redução gradual até a isenção completa de taxas e tarifas municipais); Inova Distritos ( melhorando as estruturas de comunicação, viária e de segurança no interior); Inova Agro (foco no desenvolvimento agrícola, facilitando o crédito por meio de fundos garantidores); e Inova Caxias (para facilitar ações integradas com Governo Digital, Web Serviços e Apps intuitivos)."

7 VALORIZAÇÃO DA CULTURA

"Vamos ampliar o Financiarte e exigir o retorno desse investimento à sociedade, priorizando projetos voltados à primeira infância e ao Ensino Fundamental. É importante contar com o engajamento deste setor na mudança que faremos na educação, com o projeto de contraturno nas escolas, em especial em áreas de maior vulnerabilidade, de início com projetos piloto, ampliação e aperfeiçoamento deles a médio e longo prazo. A economia criativa também é fundamental no turismo."

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8 VAGAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

"O investimento na primeira infância é prioridade. Hoje, temos cerca de 3 mil crianças fora do ensino infantil em Caxias do Sul. Essa realidade trará reflexos na educação e seus indicadores nos próximos anos. A compra de vagas em escolas particulares (vouchers) por parte do município é uma de nossas principais propostas para a educação. Por isso, queremos reduzir custos e despesas em áreas não prioritárias, para investir mais e melhor. Gostamos do modelo de charter schools _ gestão compartilhada de escolas públicas com o setor privado."

9 COMÉRCIO AMBULANTE

"O foco deveria estar no rastreamento da rede ilegal que está por trás de grande parte dos ambulantes. A fiscalização deve ser reforçada, e operações de rastreamento da rede _ a verdadeira beneficiária do negócio _ podem ser feitas, por exemplo, com a Receita Federal. A maioria dos ambulantes são vítimas, explorados por redes ilegais. A forma ideal de tratá-los não é só pela fiscalização e proibição, mas por medidas que simplifiquem e tornem mais fácil a formalização. A possibilidade de se estruturar um espaço específico para este tipo de comércio pode se provar eficiente."

10 DIRETRIZES PARA A MOBILIDADE

"A elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana é uma de nossas soluções para o desenvolvimento urbano. É executar o projeto do corredor Norte-Sul, fechando o SIM Caxias com dois terminais alimentadores. Vamos flexibilizar a legislação para facilitar a utilização de outros modais de transporte e desregulamentar gradativamente o serviço de táxi. É urgente a criação e execução de um Plano Cicloviário, pensando cada região como uma minicidade. A mobilidade passa por uma cidade mais próxima e compacta. Para isso acontecer, é preciso rever o Plano Diretor e normas afins."

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