10 temas para Edson Néspolo, candidato a prefeito de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições 202024/10/2020 | 07h00Atualizada em 24/10/2020 | 07h00

10 temas para Edson Néspolo, candidato a prefeito de Caxias do Sul

Candidato a vice-prefeito será vereador Edson da Rosa, resultado de aliança entre PDT e PP

10 temas para Edson Néspolo, candidato a prefeito de Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Edson Néspolo concorre pelo PDT Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O candidato do PDT a prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, participa do primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Nas edições de segundas, quartas e sextas-feiras, todos os 11 candidatos irão expressar suas ideias e propostas sobre os 10 temas abaixo. As respostas de todos foram recolhidas simultaneamente pelo Pioneiro. Confira as que já foram publicadas.

Edson Néspolo foi eleito vereador em Caxias do Sul duas vezes pelo PTB. Mais tarde, transferiu-se para o PDT e foi um dos braços direitos do ex-prefeito José Ivo Sartori (MDB) em seus dois governos (2005-2012), atuando centralmente como chefe de Gabinete, mas também acumulando com essa função algumas pastas, como titular da Seplam, a Secretaria de Planejamento Municipal, e a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Já no governo de seu colega de partido Alceu Barbosa Velho, Néspolo foi nomeado para presidir a Festa da Uva. Foi indicado pelo PDT para concorrer prefeito em 2016.Foi para o segundo turno, tendo feito 102.044 votos, mas acabou perdendo a eleição para Daniel Guerra (então PRB). No segundo turno, Néspolo reduziu a votação fez 87.996 votos. Foi convocado para assumir a Secretaria de Turismo de Gramado em janeiro de 2017 e, três meses depois, em abril, assumiu a Gramadotur, onde permaneceu até este ano.

1 CASO MAGNABOSCO

“Vamos buscar a família, o Poder Judiciário e advogados para negociar, permutar e parcelar. Temos que cumprir a decisão judicial, mas de uma forma que cause o menor impacto possível. Não podemos inviabilizar Caxias.”

2 CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

“Vamos trabalhar num novo modelo de edital no primeiro ano de governo, que será construído na base do diálogo com todos os segmentos do transporte público, desde o sistema de ônibus, passando pelos táxis, aplicativos, táxis-lotação, ciclistas, transporte escolar, vans e outros. Precisamos pensar como um todo e construir o Plano de Mobilidade Urbana, prevendo áreas de estacionamento para bicicletas, assim como a utilização de terminais de abastecimento de energias limpas. Caxias precisa ser pensada para o futuro.”

3 GESTÃO DAS UPAS

"A gestão das UPAs é responsabilidade do município. Qualquer encaminhamento fora disso será discutido com os servidores da saúde. A pandemia nos mostrou o quanto esses profissionais são importantes e precisam ser valorizados. Também nos ensinou que devemos investir mais na saúde preventiva para desafogar as UPAs. Vamos buscar as boas experiências da UCS, FSG e outras instituições de ensino superior para somar na gestão da saúde.”

4 DIÁLOGO COM A COMUNIDADE

“Da minha parte e do vice Edson da Rosa, o diálogo será permanente. Nunca vai faltar. Estamos desde já firmando o compromisso de atender, todas as terças-feiras pela manhã na prefeitura, os mais diversos segmentos de Caxias do Sul. De forma alternada, vamos nos reunir para ouvir o interior, nossos empreendedores, bairros e associações que trabalham com crianças, idosos, com a inclusão e com os animais, entre outros.”

5 CARGOS EM COMISSÃO

“Já vamos iniciar extinguindo ou aglutinando três secretarias para otimizar e melhorar a prestação de serviço público. Vamos criar a Secretaria de Inovação e Tecnologia para dar um grande salto na prestação de serviço e principalmente oferecer melhores ferramentas aos servidores públicos, facilitar a liberação de documentos aos nossos empreendedores e população em geral, sem a criação de nenhum cargo extra para isso.” 

6 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

“Nós não vamos ficar de braços cruzados vendo nossas empresas irem embora de Caxias, e vamos em busca de outras, com políticas de incentivos. Vamos investir em inovação e tecnologia para facilitar a vida de nossos empreendedores. Vamos apoiar a indústria têxtil e fazer do Polo de Moda de Caxias uma referência. Implementamos o Plano Municipal de Turismo, que, entre outras iniciativas, prevê: criação do Parque Temático da Festa da Uva; estruturação dos Caminhos de Caravaggio para atrair romeiros o ano todo; resgate do turismo de Ana Rech (Encanto de Natal e artesanato em vime),de Criúva (ecoturismo, de aventura Memorial Irmãos Bertussi), de Galópolis(criação do Museu Têxtil), de Forqueta (enoturismo), Santa Lúcia e Fazenda Souza (roteiros religiosos); e investimento nos roteiros gastronômicos e da cultura italiana no interior de nosso município. O turismo precisa ser tratado de forma profissional e com parcerias público-privadas, para gerar negócios, emprego e renda.”

7 VALORIZAÇÃO DA CULTURA

“Vamos levar a cultura para as ruas, criando o Festival de Teatro, de Corais Semana Cultural Italiana no aniversário de Caxias, com Olimpíadas Coloniais, música e gastronomia. Daremos apoio total à Festa da Uva e utilização do parque para eventos de música e de lazer. Vamos transformar a Maesa num grande espaço cultural e gastronômico da cidade, que vai abrigar os diferentes movimentos culturais e oficinas de artes para a comunidade, sempre incluindo pessoas com deficiência (PCDs). Na Maesa, será instalado um Mercado Público, restaurantes, bares e pontos de venda de artesanato. A viabilização desse projeto será por meio de parcerias público privadas.”

8 VAGAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

“Será uma prioridade do nosso governo. Isso será feito com planejamento, valorização dos profissionais e diálogo com o Senalba e outras representações do segmento. Vamos trabalhar com a compra de vagas nas escolas particulares de educação infantil, que nesse momento passam por sérias dificuldades financeiras, e construir escolas já programadas e previstas no orçamento. Além disso, vamos abrir novas turmas de educação infantil(quatro e cinco anos) em escolas de Ensino Fundamental e expandir as vagas nas 45 escolas com gestão compartilhada para atender às crianças de zero a três anos de idade.

9 COMÉRCIO AMBULANTE

“Para tratar da questão do comércio ambulante vamos nos basear na lei, na fiscalização. Precisamos seguir as normas, mas é preciso ter um olhar humanizado para essas pessoas, sobretudo em função da crise econômica que atingiu a todos. Vamos buscar uma construção conjunta com todas as partes envolvidas, CDL, Sindilojas e demais setores, com o objetivo de encontrar a melhor alternativa para o município. Mas uma coisa é fato: não podemos permitir que as ruas virem um novo camelódromo.”

10 DIRETRIZES PARA A MOBILIDADE

“Conforme mencionado na questão número 2, entendemos que é primordial elaborar um Plano de Mobilidade Urbana que integre os diferentes modais e que atenda às necessidades dos caxienses com segurança. Vamos nos basear em modelos que já são referência em outras cidades e aplicá-los à realidade do nosso município. E não vamos esquecer de olhar para as vias de acesso a grandes bairros, como é o caso de Forqueta, Serrano, Galópolis e outros.”

  Leia também
10 temas para Adiló Didomenico
10 temas para  Antonio Feldmann
10 temas para Carlos Búrigo
10 temas para Júlio Freitas
10 temas para Marcelo Slaviero
10 temas para Nelson D'Arrigo
10 temas para Pepe Vargas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros