Convenções oficializam antigos aliados para o confronto eleitoral em Caxias - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Mirante12/09/2020 | 08h40Atualizada em 12/09/2020 | 08h40

Convenções oficializam antigos aliados para o confronto eleitoral em Caxias

Edson Néspolo, Antonio Feldmann e Adiló Didomenico vão concorrer em chapas separadas

Convenções oficializam antigos aliados para o confronto eleitoral em Caxias Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A eleição deste ano traz aliados em governos passados disputando entre si. A eleição da máscara vai ser interessante para ver como cada candidato vai se mostrar. Afinal, vários que agora são adversários já dividiram o mesmo palanque, as mesmas ideias e a mesma administração municipal. 

Este final de semana de convenções reúne diversas figuras carimbadas da política, inclusive os dois nomes que estiveram juntos no segundo turno da eleição de 2016. Edson Néspolo (PDT) e Antonio Feldmann (Podemos) agora saem separados para tentar chegar ao comando do Executivo. A convenção que confirmará o pedetista à nova disputa a prefeito será neste sábado, das 9h às 13h. 

Edson Néspolo e Edson da Rosa<!-- NICAID(14590148) -->
Edson Néspolo (PDT) e Edson da Rosa (PP)Foto: ANTONIO CHIMIA LORENZETT / Divulgação

Desta vez, quem estará ao lado de Néspolo é o vereador Edson da Rosa (Progressistas), que em 2016 pretendia ser vice do pedetista. Na época, ele disputou internamente com Feldmann a indicação no MDB. Feldmann, que era vice-prefeito, queria ser candidato à sucessão de Alceu Barbosa Velho (PDT) pelo MDB, mas o partido optou em seguir como vice e ele foi o nome escolhido. 

Em 2020, o ex-vice-prefeito realiza seu sonho concorrendo a prefeito pelo Podemos, partido que preside e existe há um ano em Caxias. Seu ingresso no Podemos se deu já na condição de pré-candidato a prefeito. A convenção também é neste sábado, das 9h às 11h. Feldmann, ou Toninho como é conhecido, deixou o MDB em março de 2018, passando ainda pelo PSD; Edson da Rosa saiu em abril deste ano.

Antonio Feldmann e Odir Ferronato, pré-candidatos a prefeito e vice pelo Podemos<!-- NICAID(14589716) -->
Antonio Feldmann e Odir Ferronato, do PodemosFoto: Daniel Andrade / Divulgação

Do mesmo grupo dos governos passados, o vereador Adiló Didomenico, que se projetou politicamente pelo trabalho à frente da Codeca no governo de José Ivo Sartori (MDB), é o nome do PSDB para a prefeitura. Ao seu lado estará a também tucana, vereadora Paula Ioris, como vice. Das 11h às 18h deste sábado, os quatro partidos da aliança, PSDB, Solidariedade, PTB e PSC , fazem convenções.

Adiló causou surpresa em abril ao trocar o PTB pelo PSDB, uma vez que já era pré-candidato. O PTB segue o apoiando. Com a vitória de Eduardo Leite (PSDB), a dupla Adiló/Paula passou a ser vista como provável candidata à prefeitura de Caxias assim que se encerrou a disputa ao governo do Estado, justamente pela aliança do PSDB e PTB no Piratini. Adiló levou para o seu grupo o deputado estadual Neri, O Carteiro (SD), que era cotado para a disputa deste ano e o apoio era  muito cobiçado.

Adiló Didomenico e Paula Ioris pré-candidatos a prefeito e vice pelo PSDB<!-- NICAID(14589995) -->
Adiló Didomenico e Paula Ioris, do PSDBFoto: Eduardo Carneiro / Divulgação

 PSB segue com MDB

Já no domingo, das 9h30min às 11h30min, ocorre a convenção do PSB. O partido, que inicialmente se movimentava para uma coligação com o PDT, seguindo orientação nacional de união das duas siglas, vai ser vice do MDB do pré-candidato Carlos Búrigo. O nome é do atual vice-prefeito Elói Frizzo, que chegou sinalizar para o fim de sua participação em disputas eleitorais quando foi eleito para o mandato tampão. 

A união do PDT com PP não agradou ao PSB, além do fato de lideranças – principalmente Frizzo – terem proximidade com o ex-governador. Assim, o PSB se mantém na ala Sartori. A decisão é um tanto constrangedora para o vereador Rodrigo Beltrão, que deixou o PT e foi para o PSB em março. Ele disse que trabalhou incansavelmente para a aliança PSB/PDT.

Leia também
Vinicius e Kiko são confirmados para a disputa à prefeitura de Caxias



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros