10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições 202017/09/2020 | 15h15Atualizada em 17/09/2020 | 15h22

10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul

Período de convenções encerrou-se na quarta-feira. PSL ainda não anunciou se terá candidato a prefeito ou não

10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A convenção do Republicanos, no final da tarde de quarta-feira, confirmou o 10º candidato à corrida eleitoral para a prefeitura de Caxias na eleição deste ano. O último indicado para concorrer a prefeito foi o presidente municipal do partido e ex-secretário do governo de Daniel Guerra, Júlio César Freitas da Rosa, com o vereador Chico Guerra para vice.

Assim foi complementado o cenário eleitoral caxiense, com a confirmação de 10 candidatos à prefeitura. É o maior número de postulantes em eleições para o Executivo em Caxias do Sul, situação que se deu em parte pela impossibilidade este ano de coligações entre partidos para a disputa à Câmara de Vereadores. Dessa forma, lançar candidaturas próprias à prefeitura reforça a chance de conquista de cadeiras no Legislativo pela visibilidade à sigla. Maior número de candidatos também favorece a pluralidade de ideias e de visões sobre a cidade, seus problemas e soluções, e sobre prioridades. O debate será ampliado durante a campanha deste ano, que começa no dia 27 de setembro.

No período pré-convenções, algumas candidaturas de partidos menores foram lançadas, também com o objetivo de fortalecer siglas para a disputa de vagas no Legislativo. Durante algum tempo, chegou a haver 14 pré-candidaturas. Mas campanhas são caras e, na reta final das convenções, foram sendo feitas depurações, que se refletiram em desistências, até se chegar à confirmação de 10 candidatos

Seis partidos concorrem com chapas puras, isto é, com nomes próprios para prefeito e vice. São eles o PSDB, o Patriota, o Novo, o Podemos, o PL e o Republicanos. O PSDB, no entanto, formou coligação. O Patriota tem o apoio do PRTB. Os outros quatro partidos não formaram alianças e correm sozinhos na disputa. As demais chapas são fruto de composições por meio de alianças e outros apoios. O PDT concorre em parceria com o PP; o MDB forma chapa com o PSB; o PT com o PCdoB; e o DEM com o PSD.  

Ainda há uma variável que está em aberto no cenário eleitoral caxiense. É o PSL, que realizou convenção no sábado, quando decidiu por não lançar candidato a prefeito nem apoiar chapa alguma à prefeitura. O partido, no entanto, passou a emitir ainda na quarta-feira, último dia para convenções, sinais de que poderia rever essa posição e lançar candidato. O presidente estadual da legenda, deputado federal Nereu Crispim, infomou nesta quinta-feira que o PSL caxiense fez convenção na quarta-feira à noite, mas não detalha o resultado. A sigla em Caxias também não fala, dizendo que não está autorizada a divulgar decisão do partido.

Os 10 candidatos

Novo: Marcelo Slaviero (para prefeito) e Cesar Bernardi (para vice). Concorre sem aliança.

PSDB: Adiló Didomenico (para prefeito) e Paula Ioris (para vice). Ambos do PSDB. O partido tem apoios do PTB, Solidariedade, PSC e PROS.

MDB/PSB: Carlos Búrigo (MDB, para prefeito) e Elói Frizzo (PSB, para vice). Apoios de Avante e Cidadania.

PT/PCdoB: Pepe Vargas (PT, para prefeito) e Claudio Libardi Júnior (PCdoB, para vice). Apoio do PSOL.

PDT/PP: Edson Néspolo (PDT, para prefeito) e Edson da Rosa (PP, para vice). Apoios de PV e Rede.

Podemos: Antonio Feldmann (para prefeito) e Odir Ferronato (para vice). Concorre sem alianças.

DEM/PSD: Vinicius Ribeiro (DEM, para prefeito) e Kiko Girardi (PSD, para vice).

PL: Renato Nunes (para prefeito) e Priscila Vilasboa de Abreu (para vice). Concorre sem alianças.

Patriota: Nelson D'Arrigo (para prefeito) e Andréia Garbin (para vice). Ambos do Patriota. Apoio do PRTB.

Republicanos: Júlio César Freitas da Rosa (para prefeito) e Chico Guerra (para vice). Concorre sem alianças.

Leia também
Estilista caxiense Lis Faria lança projeto Armário Cápsula
Polícia apreende drogas com valor estimado em R$ 5 mil em Canela 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros