Pepe Vargas confirma pré-candidatura a prefeito de Caxias após áudio vazado em que fala na possibilidade de desistir - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições13/08/2020 | 14h45Atualizada em 13/08/2020 | 16h27

Pepe Vargas confirma pré-candidatura a prefeito de Caxias após áudio vazado em que fala na possibilidade de desistir

"Foi força de expressão", alega o deputado estadual

Pepe Vargas confirma pré-candidatura a prefeito de Caxias após áudio vazado em que fala na possibilidade de desistir Franciele Masochi Lorenzett / Divulgação/
Foto: Franciele Masochi Lorenzett / Divulgação

O pré-candidato à prefeitura de Caxias, Pepe Vargas (PT), negou a intenção em desistir da disputa ao Executivo municipal após áudio em que falava da possibilidade vazar. A manifestação de Pepe, divulgada pelo site Serra em Pauta, repreendia a resistência de integrantes do PT à indicação do advogado Cláudio Libardi Júnior (PCdoB) como vice da chapa.

"O PCdoB vai sair da aliança. Tem gente falando mal do candidato a vice que eles indicam. Desse jeito, o pessoal não quer ganhar uma eleição. Vocês acham que o PT sozinho consegue ganhar uma eleição? (...) Teve disputa com a nossa gurizada no movimento estudantil tudo bem. Se isso é mais importante do que a disputa contra a direita eu não entendo mais nada. A gente tem que sentar e refletir se o PT quer ou não uma candidatura a prefeito. Me parece que não querem. Os petistas não querem uma aliança. Quando a gente consegue construir uma aliança a pau e corda as pessoas trabalham contra a aliança. É dose. Dá vontade de desistir", afirmou Pepe no áudio.

Ao Pioneiro, o deputado estadual disse que a fala em que sugere a possibilidade de desistir foi "força de expressão".

— Não houve resistência dentro do partido. A ampla maioria achou muito boa a indicação, porém alguns tiveram visão conservadora "ah, porque é muito jovem" (Libardi tem 25 anos). Aí eu fui para cima, onde já se viu isso? Meu áudio foi para questionar. "Ah porque é muito jovem", "porque o PCdoB tem outros nomes". Por favor, querem o quê? Contrariar um aliado histórico nosso? (O desistir) falei como força de expressão — esclarece.

Leia mais
PCdoB define nome para ser vice de Pepe Vargas na disputa à prefeitura de Caxias

Pepe se diz surpreso com postura que classifica como "conservadora" de parte da militância:

— É importante esclarecer que não é a maioria das pessoas, é de um pequeno grupo, 95% ou mais do partido achou a indicação muito boa. Os outros revelam que tem um setor conservador dentro do PT, que não compreende determinadas coisas.

O pré-candidato também questiona o fato de uma manifestação interna ter sido divulgada.

— O que é mais grave é vazar áudio. Fiz isso no grupo interno do PT, o que revela que quem está ali dentro e fez isso não é do PT, que está ali para criar confusão — ressalta.

PCdoB reitera aliança

Em nota, o presidente municipal do PCdoB de Caxias, Paulo Freitas, avaliou que a situação "tende a ser superada".

"O áudio do Pepe é uma aula política com P maiúsculo. Subscrevemos o seu conteúdo. O PCdoB seguirá empenhado na construção dessa frente eleitoral em Caxias. Tem um compromisso político com a candidatura Pepe Vargas e vai honrá-lo como historicamente sempre fez. Concepções e condutas que criam obstáculos à união de forças - por equivocadas - tendem a ser superadas no próprio processo de construção das frentes políticas", diz a nota.

A manifestação também exalta a indicação de Libardi para composição da chapa:

"Claudio Libardi foi bem recebido pelo PT e dará contribuição politica à altura da grandeza da tarefa a ele confiada. A renovação dos quadros políticos é uma necessidade histórica da luta política".

Leia também
Podemos de Caxias do Sul anuncia pré-candidato a vice-prefeito
PCdoB define nome para ser vice de Pepe Vargas na disputa à prefeitura de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros