Maioria dos prefeitos da Serra é favorável ao retorno das aulas em modelo proposto pelo governo estadual - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Educação12/08/2020 | 14h02Atualizada em 12/08/2020 | 14h24

Maioria dos prefeitos da Serra é favorável ao retorno das aulas em modelo proposto pelo governo estadual

Educação Infantil pode ser retomada no próximo dia 31, mas não haverá imposição às prefeituras

Maioria dos prefeitos da Serra é favorável ao retorno das aulas em modelo proposto pelo governo estadual Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Educação Infantil pode ser retomado no próximo dia 31, mas não haverá imposição às prefeituras Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

A palavra final para aprovação do formato que retoma as atividades da Educação Infantil no final deste mês será dos prefeitos, conforme anúncio do governo do Estado na terça-feira (11) e, por isso,  a proposta mobiliza reuniões no decorrer desta quarta (12) na maioria dos municípios da região. Os prefeitos querem entender se o formato apresentado será a melhor alternativa para a população. A reportagem consultou posicionamentos de quatro gestores municipais e constatou que o modelo deverá mesmo entrar em vigor, caso as opiniões sigam as mesmas após encontros com entidades e secretarias municipais. Por enquanto, os chefes de executivo opinam sobre o retorno das escolas infantis, previsto para 31 de agosto e não sobre todo o cronograma divulgado como possibilidade pelo Piratini.

Em Caxias do Sul, o prefeito Flávio Cassina (PTB) pretende se reunir na tarde desta quarta com as pastas de Saúde e Educação, mas adianta:

— De nossa parte, já estamos trabalhando há um bom tempo com plano de contingenciamento bastante elaborado. Nesse momento é importante darmos início principalmente nas escolas de Educação Infantil até porque os pais já não conseguem mais segurar, a maioria tem que trabalhar. Evidentemente que temos que nos reunir para estabelecermos mais alguns protocolos — afirma.

Leia mais
Cronograma do Estado prevê retorno das aulas a partir do fim de agosto

Em Bento Gonçalves, o prefeito Guilherme Pasin (PP) garante que o setor está preparado com alternativas sanitárias e protocolos prontos para o retorno com segurança.

— Importante é que como a Educação Infantil não é regulada por controle rígido de horas-aula, as famílias que não se sentirem confortáveis poderão permanecer nas residências. No entanto, existem aqueles que desejam isso, que precisam que as crianças voltem às aulas para que os pais retornem aos seus ofícios e essa economia de escola privada retorne as atividades — cita.

Em Flores da Cunha, Lidio Scortegagna (MDB), entende que é necessário voltar e defende que, caso contrário, haverá sérios problemas para o ano letivo.

— Um dia teremos que retornar! Agora, quando o governo do estado lança essas propostas, acredito que seja porque têm dados a mais do que nós. Acredito que devemos retornar, é preciso ter uma definição clara para que se comece a organizar. De nossa parte, estaremos estruturados — afirma.

Farroupilha destoa - Ao contrário das opiniões dos prefeitos de cidades vizinhas, Farroupilha sinaliza dificuldades na retomada pela Educação Infantil.

— Temos uma visão e é a de que é difícil a Educação Infantil (retornar). São crianças que não se consegue ter controle, se abraçam uns aos outros e ao professor. Mas esta é uma opinião minha, vou ouvir as minhas escolas, a secretaria e toda a região — diz o prefeito Pedro Pedrozo (PSB).

A opção dada pelo governo do Estado é de retorno também do Ensino Fundamental dividido entre 28 de setembro e 8 de outubro. Para o Pioneiro, o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda, afirmou na terça-feira que a adesão seria baixa por conta de itens como o transporte escolar e atuação de profissionais com atestado médicos. A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) produzirá uma proposta única para ser encaminhada ao Estado.

Leia também
Municípios da Serra relatam dificuldades com programa de testagem em massa do Estado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros