MDB deve confirmar Carlos Búrigo como pré-candidato a prefeito de Caxias - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições02/07/2020 | 06h40Atualizada em 02/07/2020 | 06h40

MDB deve confirmar Carlos Búrigo como pré-candidato a prefeito de Caxias

Deputado estadual deve representar partido após desinteresse de ex-prefeito José Ivo Sartori em concorrer

MDB deve confirmar Carlos Búrigo como pré-candidato a prefeito de Caxias Lauro Alves/Agencia RBS
Carlos Búrigo atualmente atua como deputado estadual na Assembleia Legislativa Foto: Lauro Alves / Agencia RBS

Nome que se ensaia há mais de ano dentro do partido, o deputado estadual Carlos Búrigo deve ser confirmado como pré-candidato a prefeito de Caxias do Sul pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A tendência foi reafirmada pelo presidente do diretório municipal, Ari Dallegrave, e respaldada por lideranças da sigla consultadas pelo Pioneiro. 

Desde o ano passado, Búrigo ganhou força como potencial candidato gradativamente à falta de interesse demonstrada pelo ex-prefeito José Ivo Sartori (MDB) em disputar o cargo novamente. Dallegrave não crava o nome de Búrigo como candidato, pois afirma que depende do aval oficial do partido, mas admite que é quem desponta para representar o MDB na cabeça de chapa à majoritária.

— O Búrigo, diante de sua liderança e sua competência, sempre foi um nome bem cotado. Pela sua trajetória e seu currículo, nós temos vários nomes, mas o Búrigo é natural que desponte em razão da trajetória. Ele também transita bem em todos os partidos em função do atendimento que sempre deu e a forma de se relacionar — destaca Dallegrave.

Questionado se o nome de Búrigo é unanimidade, afirma:

— Ele é muito representativo, hoje são especulações, conversas, mas no momento do lançamento ele deverá ser unanimidade dentro do partido. 

O anúncio do MDB estava previsto para ocorrer até o final de junho, no entanto, diante do impasse com relação às datas das eleições, o lançamento do nome foi adiado por tempo indeterminado. Porém, segundo Dallegrave, isso deve ocorrer nas próximas semanas.

— Estamos próximos de definir, não vai muito dias (para a decisão). Estávamos aguardando a questão do adiamento das eleições. Na semana que vem, já poderíamos ter uma decisão. Ficando para novembro, a gente tem um fôlego para mais uns 15 dias, para poder conversar com os partidos — ressalta o presidente do MDB.

Dallegrave não releva com quais partidos as conversas estão avançadas, embora destaque que o MDB vai reivindicar a cabeça de chapa:

— Não descartamos nenhum partido, a não ser aqueles que defendem Lula Livre e outras questões que não se enquadram no nosso comportamento. Mas os que estão abertos, nós estamos conversando. Nos próximos dias, devemos ter reuniões com todos os partidos. MDB concorreu a última vez de cabeça de chapa em 2008 (com Sartori). Hoje, entendemos que temos condições de liderar uma majoritária. 

Com relação à possibilidade de concorrer com chapa pura, ou seja, com candidatos a prefeito e vice do próprio partido, Dallegrave afirma que ainda é uma possibilidade cogitada.

"Não vou me furtar disso"

Ao Pioneiro, Carlos Búrigo afirmou que a prioridade é tratar da pandemia e não debater eleições no momento. Entretanto, admitiu que, internamente, seu nome é cotado e que não negaria a oportunidade.

— Falar em eleição neste momento é muito difícil, pois é um momento de respeitar a população, mas internamente no partido temos conversado sobre as eleições e meu nome tem surgido como uma possibilidade de concorrer. O que eu tenho dito é que temos de fazer construção de projeto para Caxias do Sul, e se o partido entender que eu tenho de ser candidato, conversando com a sociedade e achando que eu posso conduzir um projeto que fará bem para Caxias do Sul, é claro que não vou me furtar disso, mas não é o meu foco neste momento — comenta.

Questionado se não teme acabar sendo visto como candidato "poste" ou "tampão", diante da negativa de Sartori em concorrer, Búrigo se disse orgulhoso em estar associado ao ex-prefeito de Caxias e ex-governador do Estado.

— Tenho orgulho de ter no partido alguém como o Sartori. Se ele dissesse que teria condições de ser candidato, todos nós apoiaríamos. Tenho orgulho de estar atrelado ao Sartori e ter feito parte dos governos dele. E tenho certeza que aquilo que ele pensa sobre administração pública é o que eu penso.

Carlos Búrigo já exerceu o cargo de prefeito em outra cidade do Nordeste Gaúcho, São José dos Ausentes, entre 1997 a 2000.

APOIO INTERNO

"Todos nós (do partido) concordamos e achamos que o melhor nome, depois do Sartori, é o Búrigo. Como convidamos e gostaríamos que estivesse vindo o José Ivo Sartori, mas infelizmente a gente acredita que ele não possa. Assim, o nome mais adequado é o do deputado, com certeza. Acho que é a pessoa com maior capacidade." Gladis Frizzo, vereadora do MDB

"Eu não tenho dúvidas que o Búrigo é um excelente nome, tem muita capacidade e muito entendimento da questão administrativa. Sempre foi agregador, visão ampla na execução de políticas públicas." Felipe Gremelmaier, vereador do MDB

"O Búrigo é um baita dum cara, dum profissional, de um administrador. Mas quem sou eu para analisar o Búrigo? Sou amigo do Búrigo, mas estamos falando de eleições. Eu não vou dar opinião porque não tenho ainda, mas o Búrigo é um profissional excelente e um excelente amigo." Mauro Pereira, ex-deputado federal e ex-vereador pelo MDB

**A reportagem não conseguiu contato com o vereador Paulo Périco e com o ex-governador Germano Rigotto

Os pré-candidatos

Já colocados: Abrelino Frizzo (PV) / Adiló Didomenico (PSDB) / Antonio Feldmann (Podemos) / Marcelo Slaviero (Novo) / Nelson D'Arrigo (Patriota) / Renato Nunes (PL) / Vanius Corte (PCdoB) / Vinicius Ribeiro (DEM)

Na iminência: Edson Nespolo (PDT) / Pepe Vargas (PT) / Carlos Búrigo (MDB) / Candidato do Republicanos

Leia também
Câmara de Caxias faz sanitização diante de caso de suspeita de covid-19
"Necrófilos", acusa vice-prefeito de Caxias diante de manifestações sobre infectados e óbitos pela covid-19

covid-19

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros