Prefeito de Farroupilha busca novo 1º escalão para o fim do mandato  - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Secretariado03/04/2020 | 07h30Atualizada em 03/04/2020 | 07h30

Prefeito de Farroupilha busca novo 1º escalão para o fim do mandato 

Claiton Gonçalves nomeou o concunhado para acumular seis secretarias

Prefeito de Farroupilha busca novo 1º escalão para o fim do mandato  Facebook/Reprodução
Foto: Facebook / Reprodução

O retorno do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), ao cargo na última terça-feira (31), reacendeu a tensão política estabelecida na cidade com a aprovação dos dois pedidos de impeachment contra ele e que neste momento estão paralisados em função da orientação de isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

A exoneração de 11 secretários (oito a pedidos) publicada no Diário Oficial do Município, na terça, expôs o descontentamento com o retorno de Claiton. A medida dos secretários também marcou posição de apoio ao vice Pedro Pedrozo (PSB), que é pré-candidato a prefeito. 

Para não atrapalhar o andamento da administração, Claiton nomeou, na quarta-feira (1º), o secretário do Meio Ambiente, Tiago Ilha (Republicanos), como interino em cinco secretarias: Turismo e Cultura; Esporte, Lazer e Juventude; Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito; Desenvolvimento Social e Habitação e Planejamento. Ilha é casado com a irmã da primeira-dama e deputada estadual, Fran Somensi (Republicanos), portanto, é concunhado do prefeito.

Nos bastidores, já se fala que Ilha pode ser candidato a vice-prefeito. A vereadora Maria da Glória Menegotto (Rede), que foi secretária de Saúde de Claiton, seria a candidata a prefeita. A lei eleitoral prevê a desincompatibilização de secretários municipais no prazo de quatro meses antes da eleição.

Já o novo chefe de Gabinete, Raffaele Di Cameli, responde interinamente por quatro pastas: Finanças; Gestão e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e Educação. Di Cameli foi secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos no Governo José Ivo Sartori. Ainda nomeou David Tolomeotti Ramos como procurador-geral do Município e Fabiana de Freitas Carvalho para o cargo de subprocuradora-geral. 

O prefeito responderá interinamente pela Secretaria de Saúde.

Claiton diz que pretende apresentar a nova equipe de trabalho até o dia 10 de abril. Na melhor das hipóteses, tem mais nove meses de governo, mas o período pode ser encurtado caso tenha o mandato cassado. Segundo ele, os demais cargos serão preenchidos por pessoas da cidade que não têm envolvimento com a política partidária.

_ Há uma verdadeira invasão no gabinete do prefeito dos partidos buscando espaço dentro do governo. O fato de estarmos acumulando secretarias é muito de agora, já adiante a gente bota a coisa a funcionar normal. 

Críticas ao vice-prefeito

Apesar de elogiar a condução do trabalho do vice-prefeito, Pedro Pedrozo, no combate ao coronavírus, Claiton afirmou que pretende retornar com o processo de cercamento eletrônico. Pedrozo suspendeu o contrato de instalação por 30 dias. Ele disse ainda que todos os atos realizados no período em que Pedrozo esteve à frente da prefeitura estão sendo revisados.

_ A nomeação de algumas pessoas, algumas mudanças que o Pedrozo fez não colaboraram com o trabalho que a administração. A licitação do cercamento eletrônico teve um resultado transparente e a suspensão intempestiva da prefeitura tem um custo para a cidade.

Pedrozo não atendeu à reportagem para comentar a manifestação de Claiton.

AS MUDANÇAS

Deixaram o governo
:: Desenvolvimento Rural: Rudmar Elbio da Silva (PSB).
:: Educação: Elaine Giuliato.
:: Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda: Roque Severgnini (PSB).
:: Turismo e Cultura, e Esporte, Lazer e Juventude: Francis Casali (PDT)
:: Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito: Gilberto do Amarante (PDT).
:: Desenvolvimento Social e Habitação: Renata Trubian (Rede)
:: Planejamento: Gabriel Bianchet Tavares.
:: Saúde interino: Davi André de Almeida.
:: Gestão e Desenvolvimento Humano: Elda Bruttomesso
:: Finanças interino: Gilmar Paulus.

Secretariado atual
:: Prefeito Claiton Gonçalves. Responde interinamente pela Secretaria da Saúde.
:: Meio Ambiente: Tiago Ilha. Acumula cinco secretarias: Turismo e Cultura; Esporte, Lazer e Juventude; Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito; Desenvolvimento Social e Habitação e Planejamento.
:: Chefe de Gabinete: Raffaele Di Cameli. Acumula quatro pastas: Finanças; Gestão e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e Educação.
:: Procurador-Geral do Município: David Tolomeotti Ramos.
:: Subprocurador-Geral: Fabiana de Freitas Carvalho.

Leia também:
Dois vereadores de Caxias do Sul trocam de partido
Presidente do Samae deixará Governo Flávio Cassina 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros