Prefeitura de Caxias disponibiliza Plano Diretor no GeoCaxias Público - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Planejamento10/02/2020 | 16h55

Prefeitura de Caxias disponibiliza Plano Diretor no GeoCaxias Público

Divulgação foi feita nesta segunda-feira

Luis Felipe Amorin
Luis Felipe Amorin

luis.amorin@rdgaucha.com.br

A prefeitura de Caxias do Sul divulgou nesta segunda-feira (10) que o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) será disponibilizado na plataforma do Sistema de Informações Geográficas de Caxias do Sul (GeoCaxias). A população poderá realizar consulta, no site da prefeitura, de todas as suas camadas do zoneamento urbano, índices urbanísticos e demais diretrizes.

Leia mais
Prefeitura de Caxias do Sul judicializa Plano Diretor
Prefeitura diz que programa não atualizará Plano Diretor
Presidente da Câmara promulga Plano Diretor de Caxias

Junto ao PDDI, foi divulgado também para acesso da população o Plano Diretor Municipal (PDM), que ficará disponível na plataforma até o final da sua vigência, em novembro deste ano. No ano passado, na gestão do ex-prefeito cassado Daniel Guerra (Republicanos), a hipótese de inclusão do Plano Diretor Municipal no GeoCaxias havia sido descartada. Na época, o Executivo disse que o sistema não permite as atualizações do novo Plano, pois "não consegue traduzir as inconsistências do documento". 

O projeto foi alvo de polêmica entre a Câmara e a gestão de Daniel Guerra. A lei aprovada pelos vereadores foi vetada por Guerra, mas acabou promulgada pelo Legislativo em outubro de 2019. No dia 2 de dezembro, a prefeitura entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) para barrar a lei, que acabou negada pelo Judiciário no final do ano passado. Ao todo, foram 23 meses de tramitação.

O software do GeoCaxias é o ARCGIS (Sistema de Gestão de Plataforma de Mapeamento e Informações Territoriais), um dos mais avançados no segmento. O GeoCaxias é utilizado, principalmente, para pré-análise de investimentos por corretores de imóveis e para elaboração de projetos por empresas e profissionais da área de engenharia. O meio acadêmico também utiliza a ferramenta para pesquisas, além da população que usa para consultas.

O GEOCAXIAS

:: O sistema, disponível no site da prefeitura, traz diversos mapas públicos da cidade, que mostram imagens aéreas captadas desde 1955.

:: É possível consultar nomes oficiais de ruas, número de lotes e quadras, e limites dos bairros e das áreas urbana e rural.

:: A consulta aos mapas é pública e gratuita e fica disponível na página inicial do site da prefeitura, em Serviços mais Procurados, no link GeoCaxias.

Leia também
Polícia irá investigar supostas irregularidades em posto de combustíveis de Caxias do Sul
Três municípios mais populosos da Serra têm média de oito casos de violência contra a mulher por dia
Grupo de Bento Gonçalves passará a operar com escritório nos Estados Unidos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros