A um mês do fim do prazo, Canela ainda precisa fazer recadastro biométrico de 30% dos eleitores - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Processo em andamento11/02/2020 | 16h45Atualizada em 11/02/2020 | 16h45

A um mês do fim do prazo, Canela ainda precisa fazer recadastro biométrico de 30% dos eleitores

Mais de 10 mil pessoas ainda não realizaram o procedimento obrigatório para votar em outubro

A um mês do fim do prazo, Canela ainda precisa fazer recadastro biométrico de 30% dos eleitores Porthus Junior/Agencia RBS
Cadastro das digitais demora de 7 a 10 minutos Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Apesar da proximidade do fim do prazo para o recadastramento biométrico em Canela, o movimento nos pontos de atendimento tem sido abaixo da capacidade. A um mês do encerramento do período, em 11 de março, 32% dos eleitores ainda não fizeram o cadastro das digitais. Isso significa que 10,5 mil precisam fazer o procedimento para garantir o direito ao voto em outubro.

Conforme o chefe do Cartório Eleitoral, Guilherme Cavagnoli, a capacidade de atendimento é de 350 a 400 eleitores por dia. No entanto, em torno de 80 pessoas têm procurado o serviço diariamente. Segundo ele, para se alcançar uma meta de recadastro de 80% dos eleitores, é necessário que cerca de 200 por dia façam o processo. Cavagnoli recomenda que o cadastro seja feito logo para evitar transtornos no fim do prazo.

— No final, vai ficar fila. É melhor que as pessoas venham agora e agilizem seu atendimento — sugere.

Leia mais
A menos de dois meses do fim do prazo, mais de 35 mil eleitores de Canela ainda têm de cadastrar digitais
Começa prazo de recadastramento biométrico em três cidades da Serra
Recadastramento biométrico está em andamento em cinco cidades da Serra 

O chefe do Cartório Eleitoral de Canela salienta que o procedimento demora de 7 a 10 minutos. Os eleitores devem levar documento de identificação com foto e comprovante de endereço. Quem não tiver como comprovar residência com documentos no próprio nome pode levar os da família. Locatários sem contrato precisam de uma declaração dos proprietários dos imóveis assegurando que há uma relação de aluguel - o próprio cartório fornece um modelo dessa declaração. Também é preciso levar um documento do locador para comprovar a veracidade da assinatura.

Além do Cartório Eleitoral de Canela, o atendimento para os moradores do município é feito no Posto de Atendimento ao Eleitor em Gramado. Em ambos, o funcionamento é das 13h às 19h de segunda a quinta e das 9h às 15h nas sextas-feiras. Esse horário vigora até o dia 28 de fevereiro. A partir do dia 1º de março, o atendimento será das 12h às 19h. Além disso, um plantão de final de semana está marcado para ocorrer nos dias 7 e 8 de março, das 13h às 19h. Nesses dias, o atendimento é feito conforme a ordem de chegada. Nos demais, além dessa possibilidade, o agendamento pode ser feito no site do Tribunal Regional Eleitoral.

Quem perder o prazo para o cadastro das digitais pode ter o título de eleitor cancelado. Com isso, não pode emitir passaporte e carteira de identidade. Quem tem função ou emprego público não pode receber o salário. Outra implicação é a impossibilidade de obter empréstimos em bancos.

Leia também
Cercamento eletrônico de Farroupilha será ativado sem autuar motoristas por excesso de velocidade
Vereadores rejeitam pedido de impeachment do prefeito de Farroupilha
Projeto de lei prevê a destinação de 2% das vagas de estacionamento de Caxias para gestantes

o de Caxias para gestantes

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros