Mais nove nomes no 1º escalão do novo prefeito de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Novo governo22/01/2020 | 20h06Atualizada em 22/01/2020 | 20h40

Mais nove nomes no 1º escalão do novo prefeito de Caxias do Sul

Flavio Cassina deu posse nesta quarta-feira a titulares de secretarias que contavam com interinidade e a presidência do Ipam

Mais nove nomes no 1º escalão do novo prefeito de Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O prefeito de Caxias do Sul, Flavio Cassina (PTB), empossou na tarde desta quarta-feira (22) nove secretários municipais. As duas novidades apresentadas foram os secretários do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Gilnei Garcia Lafuente, integrante da diretoria de Desenvolvimento e Competitividade da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, e da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, médico servidor municipal.

Leia mais:
Prefeito de Caxias do Sul anuncia os nomes de 13 titulares do primeiro escalão

Os nomes cogitados do vereador Paulo Périco (MDB), para a Cultura, do ex-assessor parlamentar e turismólogo Ênio Martins para o Turismo e do ex-juiz e advogado Sérgio Augustin para a Procuradoria-Geral do Município (PGM) também foram confirmados no primeiro escalão do governo tampão.

O advogado Paulo Dahmer, que atuava como interino da Secretaria de Planejamento, vai acumular as pastas da Receita e Gestão e Finanças. Grégora Fortuna dos Passos deixou a Secretaria de Gestão e Finanças e tomou posse como chefe de gabinete e Secretaria de Governo. Ela já atuou em duas oportunidades como diretora-geral da Câmara de Vereadores. João Uez que chegou a acumular sete secretarias durante o novo governo, foi empossado na Secretaria do Urbanismo. Ele foi assessor do ex-vereador Chico Spiandorello (DEM) e da vereadora Paula Ioris (PSDB) e atuou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego durante o Governo Alceu Barbosa Velho (PDT).

Também foi confirmado no primeiro escalão o servidor público municipal Flávio Alexandre de Carvalho, que atuava como interino e tomou posse como diretor-presidente do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam). O presidente do PTB caxiense, Gilberto Meletti, que atua como interino na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tomará posse nos próximos dias. Ele seria empossado ontem, mas teve uma problema particular.

Cassina ainda não anunciou os nomes do titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias e do presidente da Festa da Uva SA.

A REGRA DO JOGO

Ao final da apresentação dos novos secretários, o vice-prefeito Elói Frizzo (PSB) disse que o principal objetivo da administração é entregar a prefeitura com as demandas sendo atendidas, com o orçamento equilibrado e com um planejamento para os próximos anos.

_ Teremos portas abertas para a população, entidades, e atendê-las com respeito, com transparência total dos nossos atos.

Frizzo voltou a criticar a gestão de Daniel Guerra (Republicanos).

— Lamentavelmente, estamos cada dia nos surpreendendo com algumas informações de obras que não foi dado prosseguimento e de financiamentos que ficaram parados, financiamentos para obras importantes para a cidade.

O prefeito Flavio Cassina voltou a se emocionar em sua manifestação de boas-vindas aos novos secretários. Ele deu um recado a equipe de trabalho:

— É permitido criar. Essa é a regra do jogo. Vocês podem explorar o próprio potencial. Todos têm sua capacidade. Temos certeza de grandes projetos e grandes realizações e tem liberdade de pensamento e de ação. Através do diálogo, vamos construir uma bela administração — disse Cassina.

O QUE DISSE CASSINA

"Ninguém aqui é assustado. Se eu e o Frizzo fôssemos assustados, já teríamos corrido três dias sem olhar para trás. Essa é a realidade da coisa que estamos encontrando aqui. Ainda bem que não nascemos de susto."

"A população está confiando na equipe. Evidentemente que não fomos unanimidade, tem muita crítica, mas estamos recebendo mais aplausos do que bordoadas".

NOVOS SECRETÁRIOS

CULTURA: PAULO PÉRICO
Professor de História e Estudos Sociais, advogado, com mestrado em Administração e Negócios pela PUC-RS. Vereador licenciado do MDB.

TURISMO: ENIO MARTINS
Graduado em Turismo pela PUC-RS. Trabalhou em companhia aérea, agência de viagens, hotelaria, receptivo em Sala VIP no Aeroporto Salgado Filho e na elaboração e organização de eventos. Foi assessor técnico da Secretaria do Turismo de 2013 a 2016. Atuou também na Comissão Social da Festa da Uva de 2014 e na diretoria de hospitalidade nas festas de 2012, 2014 e 2016. 

CHEFIA DE GABINETE E SECRETÁRIA DE GOVERNO: GRÉGORA FORTUNA DOS PASSOS
É advogada, formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Por cinco anos, foi assessora jurídica da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara. Também na Câmara atuou em duas oportunidades, em 2015 e 2019, como diretora geral.

URBANISMO: JOÃO UEZ
É graduado em Direito pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). De 2013 a 2016, atuou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, assumindo a pasta por diversas vezes. Assessor da bancada do PSDB de 2017 até 2019.

RECEITA / GESTÃO E FINANÇAS: PAULO DAHMER
Advogado, pós-graduado em Direito Previdenciário e Direito do Processo Civil. Participou dos governos Pepe Vargas, José Ivo Sartori e Alceu Barbosa Velho, assumindo as secretarias da Fazenda, Geral, Habitação, Planejamento, Receita, Desenvolvimento Econômico e Chefia de Gabinete.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E EMPREGO: GILNEI GARCIA LAFUENTE
Especialista em Engenharia de Produção pela UFRGS. Possui especialização em Gestão de Pessoas e em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Engenharia Mecânica pela UCS. É consultor na Simples Consultoria. Atua como voluntário no PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), no Observatório Social, no Mobi Caxias e também é diretor na CIC.

SAÚDE: JORGE OLAVO HAHN CASTRO
Médico, cirurgião pediátrico, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com residência médica em clínica geral. Plantonista de 2005 a 2019 na UTI pediátrica do Hospital Virvi Ramos, onde foi diretor clínico até 2002. Desde 2012, é servidor de carreira, médico do Samu.

PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO: SÉRGIO AUGUSTIN
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Possui mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Foi assessor jurídico da Casa Civil, juiz de Direito e juiz eleitoral. Professor universitário por mais de 22 anos. É advogado, professor e pesquisador universitário.

IPAM: FLÁVIO ALEXANDRE DE CARVALHO
Servidor público municipal há 29 anos. Graduado em Direito pela UCS em 1999. Entre os anos 2000 e 2005, atuou em diversos setores do Ipam. Foi membro dos conselhos deliberativo e fiscal do Ipam/Faps.

Leia também:
Pedidos de informações geram primeiro embate entre vereadores da base de Caxias do Sul
Ex-procuradora-geral do município será assessora na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Discurso de independência se amplia na Câmara de Vereadores de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros