Eleição indireta muda composição da Câmara de Vereadores de Caxias - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Dança das cadeiras08/01/2020 | 11h55Atualizada em 08/01/2020 | 11h56

Eleição indireta muda composição da Câmara de Vereadores de Caxias

Flavio Cassina e Elói Frizzo devem deixar o Legislativo para assumir a prefeitura. Devem assumir Clovis de Oliveira, o Xuxa, e Wagner Petrini, o Muleke

Eleição indireta muda composição da Câmara de Vereadores de Caxias Marcelo Casagrande / Agencia RBS/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS / Agencia RBS

A cassação do mandato de Daniel Guerra (Republicanos) não reflete apenas na composição da prefeitura, mas também nos nomes que integram a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Isso porque, com o afastamento de Guerra, os vereadores Flavio Cassina (PTB) e Elói Frizzo (PSB) deixam o Legislativo, se for confirmada a tendência de ambos serem eleitos para a prefeito e vice nesta quinta-feira (9). Os dois concorrem em chapa única para administrar a prefeitura até 31 de dezembro deste ano.

Leia mais  
Jaison Barbosa é impedido de assumir suplência do PDT na Câmara de Vereadores de Caxias  
Flavio Cassina e Elói Frizzo se confirmam como únicos candidatos à prefeitura de Caxias  Eleição indireta para prefeitura de Caxias será realizada na Casa da Cultura  

Com a saída deles, a Câmara convocará o primeiro suplente do PTB, Clovis de Oliveira, o Xuxa, para a vaga de Cassina. Natural de Bom Jesus, Xuxa, 61 anos, é casado e atua como comerciante. Ele conquistou 1.837 votos nas eleições de 2016. Xuxa assumiu a Câmara em junho de 2017​, quando Cassina se licenciou para tratar de assuntos particulares, sem remuneração.

Já no lugar de Frizzo, assume o empresário Wagner Petrini, 34. Conhecido como Muleke, ele é natural de Caxias, é formado em Gestão Pública e cursa pós​-graduação em Liderança e Coaching. Ele foi assessor da Coordenadoria de Juventude de Caxias, de 2013 a 2016​, e no PSB presidiu a Juventude Municipal de 2013 a 2014 e a Estadual de 2015 e 2016. Também foi assessor do ex- deputado Catarina Paladini (PR), quando ele representava o PSB na Assembleia Legislativa do RS, de maio a setembro de 2017. Muleke assumiu a vaga na Câmara de Vereadores de Caxias de 12 de junho até 31 de dezembro de 2018, quando Frizzo se licenciou do cargo para atuar como diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) do governo do Estado. 

Eleição indireta

A sessão extraordinária para escolha do prefeito e vice-prefeito será na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333, Centro), com início às 8h30min, no Teatro Municipal Pedro Parenti. A decisão sobre o local foi tomada em reunião da Mesa Diretora, nesta segunda-feira (6), devido ​à falta de energia elétrica no prédio da Câmara. Apenas os 23 vereadores terão direito a voto.

Os votos serão nominais e por ordem alfabética, sem espaços para declarações. Já o candidato a prefeito poderá se pronunciar na tribuna por até cinco minutos. Para ser eleita, a chapa precisa obter 12 votos, o que corresponde à maioria absoluta do Parlamento.

Se a chapa for eleita, a sessão será suspensa para a lavratura da ata e imediatamente os novos prefeito e vice serão empossados pelo presidente da Câmara. Depois da eleição, os suplentes dos vereadores são convocados via ofício para assumir as vagas. Caso eles aceitem, a posse ocorre na sessão representativa que será realizada na terça-feira (14).

Representativas

As sessões da Comissão Representativa, em janeiro, ocorrem no auditório da prefeitura.  Na sessão desta terça-feira (7), o suplente Tibiriçá Maineri (Republicanos) assumiu a vaga de Chico Guerra (Republicanos), afastado em processo conduzido pela Câmara.  As próximas sessões estão agendadas para os dias 14, 21 e 28 de janeiro, às 8h30min.  

Nesta quarta-feira (8), o segundo suplente do PDT, Miguel Graziottin, assume uma cadeira no Legislativo, já que Ricardo Daneluz está como prefeito interino.

Leia também
Vacina pentavalente está em falta na rede pública de Caxias há cerca de um mês
Mega Sena pode pagar R$ 6 milhões no sorteio desta quarta-feira
Alta temporada no Vale dos Vinhedos


mporada no Vale dos Vinhedos">Alta temporada no Vale dos Vinhedos


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros