PTB e PSB realizam convenções para criar chapa para candidatura a prefeito de Caxias  - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

De olho na eleição30/12/2019 | 12h11Atualizada em 30/12/2019 | 14h16

PTB e PSB realizam convenções para criar chapa para candidatura a prefeito de Caxias 

Flavio Cassina e Edio Elói Frizzo devem compor uma chapa para a eleição indireta

PTB e PSB realizam convenções para criar chapa para candidatura a prefeito de Caxias  Antonio Valiente/Agencia RBS
Cassina é prefeito interino de Caxias Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Convenções partidárias para a definição de uma chapa que irá concorrer à prefeitura de Caxias do Sul ocorrem na noite desta segunda-feira (30). O PTB vai indicar o prefeito interino Flavio Cassina para continuar no cargo. Ao lado dele, é provável que esteja Edio Elói Frizzo, como candidato a vice-prefeito pelo PSB.

— Nós estamos trabalhando uma chapa que a gente busca a continuidade nesse cargo com o vereador Edio Elói Frizzo como vice-prefeito. Essa noite, os dois partidos se reúnem, fazem as convenções, como ocorre de acordo com a lei eleitoral vigente. As duas convenções vão indicar os candidatos. Depois, vai ser apresentada a chapa completa — explica Cassina.

Um dos principais articuladores na Câmara para a escolha de Cassina como interino, Frizzo reforça que o PSB discutirá a formação da chapa na noite desta segunda-feira:

— Os partidos vão se reunir, todos os partidos têm possibilidade de se reunir. O edital já foi publicado. Então, vamos aguardar que os partidos definam as possibilidades de chapas que existem e, entre eles, obviamente, que tanto PSB quanto PTB e outros partidos devem fazer suas discussões. Hoje à noite, o que estaremos fazendo no PSB é a discussão sobre a possibilidade de participar ou não dessa chapa.

Os partidos devem inscrever as chapas na próxima quinta-feira (2), até as 17h. A eleição indireta que elegerá a nova administração municipal ocorrerá no dia 9 de janeiro. Os 23 vereadores terão direito de votar. Será eleito quem tiver 12 votos, o que corresponde à maioria absoluta do parlamento.

Leia mais
Com publicação de edital, cassação do mandato do prefeito de Caxias do Sul está decretada
Como fica a transição de governo após a cassação do prefeito de Caxias
Prefeito afastado de Caxias se manifesta sobre o impeachment: "maior ataque à democracia"

A escolha ocorre em função da cassação de Daniel Guerra (Republicanos), em 22 de dezembro. Caxias do Sul não tem vice-prefeito, já que Ricardo Fabris de Abreu renunciou ao cargo no ano passado. 

Diante desse cenário, Cassina, presidente da Câmara em 2020, assumiu como prefeito interino até 2 de janeiro. Depois, Ricardo Daneluz (PDT), eleito presidente do Legislativo para 2020, assumirá a administração municipal até a eleição. 

Critérios para se candidatar a prefeito: nacionalidade brasileira; pleno exercício dos direitos políticos: alistamento eleitoral; domicílio eleitoral na circunscrição, pelo prazo mínimo de 6 (seis) meses; filiação em partido político, pelo prazo mínimo de seis meses; e idade mínima de 21 (vinte e um) anos.

Leia também
Moradores voltam a reclamar de falta de água em Gramado
Confira os fatos que marcaram 2019 em Caxias #1
Confira os fatos que marcaram 2019 em Caxias #2

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros