Presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda em Bento Gonçalves durante a Cúpula do Mercosul - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Serra Gaúcha05/12/2019 | 10h31Atualizada em 05/12/2019 | 11h25

Presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda em Bento Gonçalves durante a Cúpula do Mercosul

Ele foi recepcionado pelo ex-deputado federal e ex-vereador de Caxias, Mauro Pereira

Presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda em Bento Gonçalves durante a Cúpula do Mercosul Mateus Bruxel / Agencia RBS/Agencia RBS
O presidente da República Jair Bolsonaro chegou por volta das 10h desta quinta-feira (5) ao Spa do Vinho, em Bento Gonçalves Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS / Agencia RBS

O presidente da República Jair Bolsonaro chegou por volta das 10h desta quinta-feira (5) ao Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, local que sedia a Cúpula do Mercosul, em Bento Gonçalves. Acompanharam Bolsonaro na comitiva os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, de Economia, Paulo Guedes, da Agricultura, Tereza Cristina, da Saúde, Fernando Mandetta, da Cidadania, Osmar Terra e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Leia mais
"Saímos da caverna para a luz do sol", afirma ministro de Relações Exteriores brasileiro, em Bento 

Na entrada do hotel, Bolsonaro foi recepcionado pelo ex-deputado federal e ex-vereador de Caxias do Sul, Mauro Pereira (MDB). O presidente não concedeu entrevista à imprensa. Às 10h, ele tinha reunião marcada com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Não há confirmação de qual será o assunto do encontro bilateral, porém, a tendência é de que os chefes de estado avancem na discussão acerca de um acordo automotivo que deve ser assinado entre os países.

 **EM BAIXA**BENTO GONÇALVES, RS BRASIL, 05-12-2019: Chegada do presidente Jair Bolsonaro à Cúpula do Mercosul. (Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS)
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Às 11h está marcada a principal reunião da Cúpula do Mercosul. Além de Bolsonaro e Benítez, participam do encontro o presidente da Argentina, Maurício Macri, e a vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky. 

Lucía chegou às 10h15min em Caxias do Sul. A saída do voo de Montevidéu atrasou devido às condições climáticas em Caxias. A aeronave uruguaia pousa apenas com condições visuais e, até as 8h, a neblina tomava conta do aeroporto. A comitiva seguiu até Bento com escolta da Polícia Federal e agentes da Polícia Rodoviária Federal. A vice deve retornar a Caxias no final da tarde para retornar ao Uruguai.

Na quarta-feira (4), Bolsonaro afirmou que não sairá da reunião do bloco econômico em Bento de "mãos vazias". Ele citou, por exemplo, a possibilidade de fechar o acordo automotivo com o Paraguai. 

A iniciativa incluiria na união aduaneira uma das únicas cadeias produtivas que estão fora do regime especial. Como o setor automotivo não foi inserido nas regras comerciais do Mercosul, foram assinados tratados bilaterais. Embora seja visto como uma prioridade para corrigir um desequilíbrio no bloco, o acordo automotivo ainda enfrenta dificuldades pela resistência do Paraguai em ceder em itens da pauta brasileira.

Leia também
Sorveteria no Rio Branco, em Caxias do Sul, tem mais de seis décadas de tradição
Maquete de condomínio de alto padrão no Litoral Norte está em exposição no Iguatemi Caxias
Empresa paulista do segmento de casa e construção inaugura franquia em Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros