Preparativos para Cúpula do Mercosul mudam rotina de Vale dos Vinhedos, em Bento - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Política02/12/2019 | 15h57Atualizada em 02/12/2019 | 15h57

Preparativos para Cúpula do Mercosul mudam rotina de Vale dos Vinhedos, em Bento

Nesta segunda-feira, primeiros bloqueios e treinamentos de forças de segurança são testados

Preparativos para Cúpula do Mercosul mudam rotina de Vale dos Vinhedos, em Bento Antonio Valiente/Agencia RBS
Nesta segunda-feira, primeiros bloqueios e treinamentos de forças de segurança são testados Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Os impactos da iminente vinda de delegações presidenciais a  Bento Gonçalves já são perceptíveis na rotina e na paisagem do  Vale dos Vinhedos. As reuniões técnicas voltadas a assuntos do bloco devem começar efetivamente na terça-feira (3). A própria administração do Hotel Spa do Vinho, onde acontece a cúpula, confirmou que o centro de eventos não está previsto para ser usado nesta segunda.

Por enquanto, no entanto, são realizados os últimos treinamentos e ajustes no esquema de segurança e na dinâmica dos trabalhos dos próximos três dias de evento. No caminho para o Spa do Vinho, o Pioneiro presenciou o momento de treinamento de militares do exército e policiais do Batalhão de Choque próximo a um dos trevos de acesso ao local do evento, cujo trecho será bloqueado na quarta e quinta-feira.

Em razão dos preparativos, o trânsito do local ficou parado por cerca de 30 minutos. O trantorno momentâneo, contudo, não incomodou moradores da região e trabalhadores que estavam em deslocamento no momento.

— Sendo bem sincero, achoa té legal. Para a nossa região, onde nunca aconteceu evento grande assim, é um privilégio vir tanto presidente para cá. Dá visibilidade para nossa cidade, para a nossa economia — destacou o pedreiro Valdemir Pilz, morador de Bento.

 BENTO GONÇALVES, RS, BRASIL (02/12/2019)Militares do exercito e batalhão de Choque organizam esquema de segurança para Cúpula do Mercosul em Bento Gonçalves. (Antonio Valiente/Agência
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

— Nunca tinha visto uma movimentação dessa. Achei bem interessante. É uma boa para Bento trazer esse evento — comentou o calceteiro Paulo do Nascimento.

A movimentação no Spa do Vinho ainda ainda é bastante calma. Há bastante circulação de integrantes do governo federal e especialmente agentes de segurança.

Nesta semana, os serviços do hotel estão todos reservados para a programação da cúpula.

Leia mais
Comitivas presidenciais desembarcam na Serra na próxima semana para encontro do Mercosul
Presidentes farão plantio de vinhas do Mercosul em Bento Gonçalves

A assessoria de comunicação do Itamaraty deve divulgar informações concretas das atividades ainda nesta segunda. Na última semana, no entanto, o governo federal adiantou que para esta segunda-feira estavam previstas reuniões de caráter técnico e preparatório. Já na quarta-feira está previsto, na qual participam os ministros de Economia, Relações Exteriores e presidentes dos bancos centrais dos quatro países associados do Mercosul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Paulo Guedes, um dos principais nomes do governo federal já está confirmado. 

Na quinta-feira, por fim, ocorre o encontro dos presidentes. A reunião deve acontecer pela manhã e deve ter pouca duração. 

Confirmaram presença o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que é o presidente rotativo do bloco atualmente, Mario Abdo, presidente do Paraguai, Mauricio Macri, da Argentina e a vice-presidente do Uruguai Lucia Topolanski.

Leia também
Câmara de Caxias vota projeto que transforma bancas de revistas e jornais em patrimônio cultural imaterial 
Declaração expõe mal-estar entre governos Daniel Guerra e Eduardo Leite
Ex-vice-prefeito de Caxias deve denunciar procuradora-geral do município no MP e na OAB
Vereador pede demissão de procuradora-geral do município de Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros