Câmara de Vereadores anuncia nesta sexta-feira data da eleição indireta à prefeitura de Caxias - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Legislativo26/12/2019 | 18h49Atualizada em 26/12/2019 | 18h49

Câmara de Vereadores anuncia nesta sexta-feira data da eleição indireta à prefeitura de Caxias

Ricardo Daneluz pode ser empossado presidente do Legislativo e assumir prefeitura até realização do pleito

Câmara de Vereadores anuncia nesta sexta-feira data da eleição indireta à prefeitura de Caxias Gustavo Tamagno Martins/Divulgação
Foto: Gustavo Tamagno Martins / Divulgação

A Câmara de Vereadores vai anunciar nesta sexta-feira (27) a data para a eleição indireta que elegerá o prefeito e vice-prefeito de Caxias do Sul para completar o mandato até o dia 31 de dezembro de 2020. A decisão sobre a data da eleição será tomada mediante reunião com os líderes das 11 bancadas. A previsão é de que seja anunciada até o meio-dia.

A eleição indireta ocorrerá devido à cassação de Daniel Guerra (Republicanos) ocorrida no domingo (22). O Legislativo tem 30 dias, a contar de 22 de dezembro, data da assinatura do Decreto Legislativo 414/A, que cassou o mandato de Guerra. A Câmara pretendia realizar a eleição ainda nesse ano para evitar o desgaste de trocar o chefe do Executivo em 11 dias, mas a tendência é de que o pleito fique para depois de 2 de janeiro. 

Se a eleição indireta não for realizada até dia 2, quando ocorre a posse do novo presidente da Câmara, Ricardo Daneluz (PDT), ele é que assume como prefeito interino. Flavio Cassina (PTB), presidente do Legislativo em 2019 assumiu como prefeito interino e permanecerá no cargo até o dia 2.

Caso Daneluz assuma a prefeitura interinamente, o vice-presidente que tomará posse no dia 2, Paulo Périco (MDB), ficará como presidente em exercício do Legislativo. Daneluz diz que, caso assuma como prefeito interino, em princípio deve permanecer a equipe de transição nomeada por Cassina. Ele destaca que será com orgulho e um grande desafio e responsabilidade que comandará o município.

Leia mais:
Daniel Guerra coloca sua foto na galeria de ex-prefeitos de Caxias do Sul
"Precisamos pacificar a cidade", diz o prefeito interino



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros