Vereador de Caxias do Sul quer informação sobre viagens 48 horas antes - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Legislativo13/11/2019 | 14h09Atualizada em 13/11/2019 | 14h09

Vereador de Caxias do Sul quer informação sobre viagens 48 horas antes

Projeto de Velocino Uez pede transparência sobre deslocamentos de vereadores e no Executivo

Vereador de Caxias do Sul quer informação sobre viagens 48 horas antes Gabriela Bento Alves/Divulgação
Foto: Gabriela Bento Alves / Divulgação

As viagens de cargos em comissão (CCs) da Câmara de Vereadores e da prefeitura de Caxias do Sul devem ganhar mais visibilidade. O vereador Velocino Uez (PDT) protocolou ontem projeto de lei que pretende ampliar a transparência com a publicação das informações sobre as viagens no Diário Oficial do Município com até 48 horas de antecedência. A medida quer regrar os deslocamentos para fora da cidade em congressos, cursos, conferências, simpósios, palestras, convenções, seminários a serem realizados pelo prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e chefe de gabinete. Também atinge o diretor do Samae e presidentes da FAS, Ipam e Codeca, diretores-gerais, subprefeitos e vereadores.

Na publicação deverá constar o nome do participante e o cargo, o valor das diárias a serem utilizadas, valor da inscrição e do deslocamento, local do evento, além da data da saída e do retorno.

– A nossa proposta visa assegurar a todos os munícipes a possibilidade de fiscalizar o bom uso dos recursos públicos. Trata-se de uma ampliação da transparência necessária para a obtenção de uma boa administração pública e da transparência – destaca Uez, autor da proposta.

A matéria foi protocolada após a divulgação da 22ª viagem do prefeito Daniel Guerra (Republicanos) neste ano. Desta vez, o chefe do Executivo municipal participa do 13° Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp), que ocorre em Natal (RN). Guerra vai passar cinco dias fora da cidade. É a terceira vez que o chefe do Executivo caxiense vai para Natal às custas do dinheiro público. O custo total das diárias neste ano com o prefeito já soma R$ 35.653.

Segundo Velocino Uez, a intenção do projeto é dar uma resposta à população que cobra informações sobre as viagens do prefeito Daniel Guerra e dos vereadores. O parlamentar diz que, se aprovado, o projeto vai contribuir com a transparência das viagens.

– O povo questiona sobre as viagens do prefeito e dos vereadores. A população cobra muito e com razão que o prefeito viaja muito e não dá nenhuma satisfação à população sobre os benefícios das viagens. Se as viagens trazem benefício para a cidade, não há desperdício do dinheiro público.

O PROJETO DE LEI DO PEDETISTA

:: Publicar no Diário Oficial do Município as viagens com até 48 horas de antecedência.

:: Deverá constar o nome do participante e o cargo, o valor das diárias a serem utilizadas, valor da inscrição e do deslocamento, local do evento, além da data da saída e do retorno.

:: Quem é alcançado pelo projeto: prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e chefe de gabinete. Ainda o diretor do Samae e presidentes da FAS, Ipam e Codeca, diretores-gerais, subprefeitos e vereadores.

Transparência nas subprefeituras

Outro projeto do vereador Velocino Uez (PDT) quer tornar obrigatória a publicação, no site do Executivo, da relação de obras, procedimentos e atendimentos adotados pelas subprefeituras. O projeto deve ir à votação nas próximas sessões.

De acordo com a proposta, a publicação será em link específico, trimestral, e envolverá, também, cascalhamentos, patrolamentos, roçadas, aberturas de bueiros e demais atendimentos. A relação deverá conter nome do logradouro e do local onde foi realizado o procedimento, a quantidade de horas, a data da solicitação, a quantidade e o valor do material utilizado.

Leia também:
Contas de campanha de ex-prefeito de Caxias para deputado foram reprovadas 
Ex-deputado federal tem nova derrota no TRE
Defesa de Daniel Guerra aponta vícios no processo de impeachment
Prefeito de Caxias do Sul entrega defesa prévia de impeachment

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros