Prefeitura de Caxias normaliza serviços de internet "pouco a pouco" - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Executivo19/11/2019 | 20h31Atualizada em 19/11/2019 | 20h31

Prefeitura de Caxias normaliza serviços de internet "pouco a pouco"

Prioridade da reabilitação dos sistemas são as áreas de atendimento ao público

Prefeitura de Caxias normaliza serviços de internet "pouco a pouco" Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A prefeitura de Caxias do Sul começou a restabelecer o serviço de internet no final da tarde desta terça-feira (19). A prioridade da reabilitação dos sistemas são as áreas de atendimento ao público. Os softwares utilizados pela Secretaria da Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte foram normalizados às 18h. Até as 20h30min, o Portal da Transparência da prefeitura continuava fora do ar.

Leia mais:
Sem acesso à internet, prefeitura de Caxias do Sul deixa de atender contribuintes
Problema elétrico deixa setores da prefeitura de Caxias do Sul sem acesso ao sistema interno
Pacientes da UPA Zona Norte, em Caxias, se revoltam com a demora no atendimento  

O Executivo ficou sem atendimento de serviços online por mais de 28 horas. Pouco antes do meio-dia de segunda-feira, uma instabilidade elétrica danificou o data center (centro de processamento de dados) do Executivo. A informação foi publicada no Facebook da prefeitura somente após quatro horas de o problema ter ocorrido.

O defeito no data center atingiu todos os serviços que dependem da internet, como áreas de finanças e saúde _ UPA Zona Norte, unidades básicas de saúde (UBSs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na segurança, a Guarda Municipal também enfrentou problemas.

Na página da prefeitura no Facebook, a principal reclamação dos contribuintes era com a impossibilidade de emitir nota fiscal e com a falta de informação sobre o retorno do funcionamento dos serviços. 

O QUE DIZ A PREFEITURA

"Desde a manhã desta segunda-feira (18), quando a sobrecarga na rede de energia elétrica da RGE ocasionou a explosão de baterias que alimentam os no-breaks do data center da prefeitura, as equipes de manutenção e informática trabalham para recuperação da estrutura e a reabilitação dos sistemas. As baterias foram substituídas e os sistemas estão sendo reinicializados pouco a pouco dando prioridade às áreas de atendimento ao público. Até as 18h desta terça-feira (19), as redes para acesso aos arquivos e o software SIGSS, utilizado pela Secretaria da Saúde e UPA Zona Norte, estava normalizado. A equipe segue trabalhando para a liberação dos demais sistemas."

Leia também:
Veranópolis é selecionada para financiamento de obras de mobilidade
Presidente da Câmara promulga Plano Diretor de Caxias
Comissão Processante decide de novo pelo prosseguimento da denúncia contra prefeito de Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros