Comitivas presidenciais desembarcam na Serra na próxima semana para encontro do Mercosul - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Cúpula29/11/2019 | 14h59

Comitivas presidenciais desembarcam na Serra na próxima semana para encontro do Mercosul

Presidente Jair Bolsonaro já confirmou presença em reunião entre governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai

Comitivas presidenciais desembarcam na Serra na próxima semana para encontro do Mercosul Leonardo Portella/Divulgação
Foto: Leonardo Portella / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Em meio à efervescência política da América Latina, com revoltas e eleições acontecendo em diversos países, comitivas presidenciais desembarcam na Serra Gaúcha na próxima semana para participar da 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados e  55ª Reunião do Conselho do Mercado Comum. O encontro reunirá governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai na denominada Cúpula do Vale dos Vinhedos, que ocorre no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, nos dias 4 e 5 de dezembro. 

Já foram confirmadas as vindas dos presidentes da Argentina, Mauricio Macri; do Paraguai, Mario Abdo Benítez, além da vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky. A chegada ocorre no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, que, para a ocasião, recebeu a designação de aeroporto internacional em caráter temporário. A mudança de status tem vigência até 7 de dezembro e não afetará a operação normal do terminal durante os dias de chegada dos voos internacionais. Essa é a primeira vez que um aeroporto regional da Região Sul passa por um processo de internacionalização temporária. 

Mesmo que por tempo limitado para a recepção em Caxias, um grande esquema de segurança e acompanhamento foi designado. A mobilização inclui envolvimento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal (PF), militares da Aeronáutica e do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe), além de Brigada Militar,  Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito locais.

Não foram divulgados preparativos para a recepção e acolhimento das comitivas em Bento Gonçalves.

Clima de instabilidade

Apesar de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai não vivenciarem manifestações sociais por razões políticas como as que afetam atualmente Bolívia, Chile e Colômbia, o clima de instabilidade deve pairar sobre as reuniões da cúpula. 

Na análise do jornalista Rodrigo Lopes, de GaúchaZH, os fatores que motivaram os próprios protestos do Chile podem contaminar aos preceitos liberais defendidos pelo Governo Bolsonaro. Lá, as revoltas começaram em razão do modelo econômico chileno, que inspira as reformas do ministro Paulo Guedes. Outro referência negativa da pauta econômica é o insucesso das medidas adotadas na Argentina, onde a pobreza aumentou drasticamente durante o governo Mauricio Macri. A relação entre Brasil e Argentina, inclusive, agravou-se com a eleição de Alberto Fernández, cujas propostas inspiradas em Lula e o próprio apoio manifestado ao ex-presidente brasileiro não conquistaram a "boa estima" do presidente Jair Bolsonaro. 

Para piorar, nesta semana, uma pequena crise se instaurou entre o governo brasileiro e o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, que ameaçou não comparecer à cúpula (a vice-presidente está confirmada), após a autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Añez, também ter sido convidada _ convite justificado pelo fato de a Bolívia negociar a entrada no bloco. O Uruguai é o único país do Mercosul que não reconhece Jeanine como presidente e denuncia a autoproclamação como golpe contra Evo Morales. 

Por fim, em entrevista ao jornal Valor Econômico, o chanceler Ernesto Araújo afirmou que o Palácio do Planalto cogita a saída do Brasil sair do Mercosul. 

Serviço

:: O quê: 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados e 55ª Reunião do Conselho do Mercado Comum.
:: Quando: de 2 a 6 de dezembro (nos dias 4 e 5 encontro da cúpula de chefes de Estado).
:: Onde: Spa do Vinho, Bento Gonçalves.



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros