Após quase dois dias, redes e sistemas da prefeitura de Caxias voltam a funcionar - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Normalizado20/11/2019 | 11h13Atualizada em 20/11/2019 | 11h13

Após quase dois dias, redes e sistemas da prefeitura de Caxias voltam a funcionar

Prefeitura informou na manhã desta quarta que todos os sistemas estão disponíveis para uso, embora possam ocorrer momentos de instabilidade

Após quase dois dias, redes e sistemas da prefeitura de Caxias voltam a funcionar Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Os serviços online da prefeitura de Caxias do Sul voltaram a funcionar, informou em nota a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) na manhã desta quarta-feira (20). Desde às 11h50min de segunda-feira (18) os atendimentos foram interrompidos após uma queda de energia elétrica que danificou o data center (centro de processamento de dados) do Executivo. 

Leia mais
Prefeitura de Caxias normaliza serviços de internet "pouco a pouco"
Sem acesso à internet, prefeitura de Caxias do Sul deixa de atender contribuintes
Problema elétrico deixa setores da prefeitura de Caxias do Sul sem acesso ao sistema interno
Pacientes da UPA Zona Norte, em Caxias, se revoltam com a demora no atendimento   

Segundo nota da prefeitura, "técnicos atuaram na reinicialização dos softwares, processo que encerrou ao longo da noite (de terça-feira)". O comunicado informa que todos os sistemas estão disponíveis, no entanto, alerta que podem ocorrer "momentos de instabilidade".

O defeito no data center atingiu todos os serviços de dependem da internet, como as áreas das finanças, da saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, as UBSs e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na segurança, a Guarda Municipal também enfrentou problemas.

Na página da prefeitura no Facebook, a principal reclamação dos contribuintes foi com a impossibilidade de emitir nota fiscal e com a falta de informação sobre o retorno do funcionamento dos serviços. 

Transtornos

A prefeitura avisa que "prazos para pagamentos, solicitações ou outros que tenham sido comprometidos pela falta de sistema serão restabelecidos e comunicados aos interessados pelas secretarias responsáveis".

O Executivo também informou que providencia um decreto para prorrogar o vencimento do ISSQN das pessoas jurídicas, referente a outubro de 2019, para de 22/11/2019. Dessa forma, contribuintes que não conseguiram emitir as guias no dia 18/11 poderão terão esse novo prazo.

Já com relação às notas fiscais de serviços eletrônicas (NFS-e) que não puderam ser emitidas ou transmitidas nos dois dias (18 e 19), o sistema da NFS-e possibilita a emissão online, ou transmissão de lotes, com data retroativa aos dias 18 e 19/11.

Leia também  
Ex-vereador de Caxias do Sul deixa o Governo Bolsonaro 
A fala do presidente da Câmara de Vereadores diante das ações governistas


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros