Secretária do Turismo diz que população apoia mudança de Caxias para Região das Hortênsias  - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Entrevista20/08/2019 | 18h32Atualizada em 20/08/2019 | 18h32

Secretária do Turismo diz que população apoia mudança de Caxias para Região das Hortênsias 

Declaração foi dada à imprensa após Renata responder a questionamentos dos vereadores

Secretária do Turismo diz que população apoia mudança de Caxias para Região das Hortênsias  Gabriela Bento Alves / Câmara de Vereadores/Câmara de Vereadores
Foto: Gabriela Bento Alves / Câmara de Vereadores / Câmara de Vereadores

Após a participação na Câmara de Vereadores, onde esclareceu dúvidas de parlamentares sobre a polêmica envolvendo a decisão de mudança de região turística de Caxias, a secretária Municipal do Turismo, Renata Carraro atendeu a imprensa. 

Leia mais
Na Câmara, secretária volta a defender Caxias na Região das Hortênsias

Confira trechos da entrevista:

Como avaliar a participação no Legislativo? Lhe incomodou alguns direcionamentos pessoais?

Pertinente. É válida para vereadores que restam dúvidas, questões pessoais são particulares, de repente até por alguma outra motivação dos vereadores, o respeito sempre prevalece, temos respeito à casa legislativa e sempre vamos tratar com respeito e sempre participamos quando possível.

Muitos cobraram falta de debate e diálogo antes da decisão ser tomada.

Consultamos o Conselho Municipal e trabalhamos com os municípios da Região das Hortênsias. O papel do município foi feita, com toda documentação, todos documentos dentro do prazo. Infelizmente, no meio do percurso tivemos ação popular de alguém ligado a um partido político que não tem ligação nenhuma com área do turismo, que foi o que prejudicou as ações e os trabalhos da secretaria.

Acredita que a população apoia decisão da prefeitura em mudar de região?

Eu acredito que sim. A população sabe dos potenciais de Caxias, sabe que podemos trabalhar forte nisso. A alteração de região é simplesmente questão de organização de território, não muda identidade e nem as boas iniciativas feitas na cidade. Só fortalece e abre portas.

Por que acha que nem todos municípios das Hortênsias apoiaram essa decisão?

Acho que é uma questão particular do secretário de Gramado (único que se manifestou contrário). Cada município vai continuar trabalhando internamente o seu turismo, isso nada muda. Vamos ter um fortalecimento como região. Enquanto ação democrática, tivemos aceitação da maioria que sabe o quanto podemos somar.

Caxias insiste na mudança. A senhora realmente acredita no potencial desta mudança?

Com certeza, não podemos querer resultados diferentes fazendo a mesma coisa. Esses municípios que trabalhamos turismo jamais vamos deixar de ter projetos conjuntos, vamos só fortalecer ainda mais a região. A gente então é concorrente dos municípios vizinhos, temos de trabalhar juntos.

Entidades se posicionaram mais enfáticas após a repercussão, por que isso não aconteceu antes, uma vez que a proposta foi remetida ao Conselho do Turismo?

É uma coisa que eu também gostaria de entender, porque temos, dentro do Conselho, mais de 20 entidades de muitas áreas que entenderam num primeiro momento essa importância e essa necessidade. A gente trabalha com quem realmente está ligado com o setor, pois muitas entidades não têm essa real participação e acabam abraçando uma causa sem saber. Eu me coloquei à disposição de esclarecimentos e poucos vieram perguntar. Preferiram falar ao público, falar à mídia para depois entender os reais motivos.

Leia também
Na Câmara, secretária volta a defender Caxias na Região das Hortênsias
Comandante do 12º BPM é sondado pelo PSL de Caxias do Sul para concorrer a vice-prefeito


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros