
A prefeitura de Farroupilha passará por uma reforma administrativa. Conforme o prefeito Claiton Gonçalves (PDT), será criada uma nova Secretaria de Segurança Pública. Já as pastas do Esporte, Lazer e Juventude e a de Turismo e Cultura serão aglutinadas.
Segundo o prefeito, a Secretaria de Segurança Pública será instituída para contemplar a Guarda Municipal, recentemente criada, e para promover a relação com o governo do Estado no compartilhamento de informações, além de executar a implantação do cercamento eletrônico.
— Temos um alto índice de criminalidade nas cidades vizinhas, em Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Farroupilha, por estar no meio, pode passar a ser cidade alvo nesta condição de confrontos e disputa por controle de pontos de drogas — comenta Claiton, justificando a criação de uma pasta específica.
O prefeito afirma que a junção das outras duas secretarias tem o objetivo de economizar recursos justamente por conta do gasto maior que será gerado pela nova pasta de Segurança Pública.
— Estamos realocando o equipamento de trabalho que temos na administração pública em uma reforma mais ampla, realocando cargos — explica.
Claiton informa que a estrutura da Secretaria do Esporte será aglutinada à do Turismo e Cultura, que segue sob o comando de Francis Casalli, agora com as duas juntas. A pasta do Esporte, Lazer e Juventude tinha como titular, até junho deste ano, Sedinei Catafesta (PSD), que retornou à Câmara de Vereadores em meio a uma investigação do Ministério Público contra ele por desvio de dinheiro. No lugar de Catafesta, assumiu Elaine Giuliato (PDT). O prefeito nega que a inserção da estrutura da pasta do Esporte na Secretaria do Turismo tenha relação com a situação de Catafesta, que agora também é investigado pela Câmara de Vereadores em procedimento que analisa a possibilidade de cassação do mandato dele.
— Não tem nenhuma influência. Estamos muito preocupados com a questão da segurança — ressalta.
Claiton diz ainda que a criação da Secretaria de Esporte foi importante, assim como o Turismo, para dar ênfase aos atos administrativos nessas duas áreas, o que considera que foi importante para buscar a captação de recursos. Com relação à Secretaria de Segurança Pública, afirma que o nome que ficará à frente da pasta ainda não está definido, mas que será uma pessoa com experiência na área.