MDB elege Ari Dallegrave presidente do partido em Caxias  - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Executiva 24/08/2019 | 15h35Atualizada em 24/08/2019 | 15h59

MDB elege Ari Dallegrave presidente do partido em Caxias 

Ele presidia o MDB em 2016, e se licenciou do comando do partido pouco antes das eleições porque era contrário a indicar um nome para vice na dobradinha com o PDT

MDB elege Ari Dallegrave presidente do partido em Caxias  Luiz Chaves/Divulgação
Nova executiva do MDB foi eleita neste sábado em Caxias do Sul Foto: Luiz Chaves / Divulgação

Com o olhar nas eleições de 2020, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Caxias do Sul elegeu, neste sábado (24), a nova executiva da sigla na cidade. O ex-vereador e ex-secretário Ari Dallegrave foi eleito presidente do diretório para os próximos dois anos. Caberá a ele conduzir a sigla na tentativa de retomar o comando da prefeitura - que esteve com o MDB pela última vez entre 2005 e 2012, com José Ivo Sartori como prefeito (entre 2013 e 2016, MDB foi vice do PDT). 

Dallegrave presidia o MDB em 2016, e se licenciou do comando do partido pouco antes das eleições porque era contrário a indicar um nome para vice na dobradinha com o PDT. Ele reassumiu o partido em dezembro daquele ano, antes de entregar o cargo para o seu sucessor, o vereador Paulo Périco.  É a quinta vez que Ari presidirá a sigla na cidade. O deputado estadual Carlos Búrigo é o primeiro vice-presidente e o vereador Felipe Gremelmaier é o segundo. Os filiados também escolheram os novos presidentes do MDB Mulher, a ex-vereadora Daiane Mello e Gusthavo Vieira da Juventude do MDB.

Leia mais
"Hoje faço parte dos 12 milhões de desempregados do Brasil", afirma ex-deputado federal Mauro Pereira na convenção do MDB em Caxias 
MDB de Caxias do Sul realiza eleição neste sábado

Os quatro vereadores Paulo Périco, Gladis Frizzo, Felipe Gremelmaier e Edson da Rosa ficaram de fora da disputa porque são candidatos à reeleição. Diversas lideranças tradicionais da sigla também estiveram presentes no evento, como ex-vereadores e ex-secretários municipais. Entre eles, os ex-deputados federal Mauro Pereira e estadual Maria Helena Sartori.  A figura política mais esperada era sem dúvida o ex-governador do RS e ex-prefeito de Caxias, José Ivo Sartori. Ele chegou por volta das 11h30min, mas não quis conceder entrevista à imprensa. 

O vereador Paulo Périco enalteceu a presença de lideranças de outros partidos na convenção e defendeu a união de siglas nas próximas eleições para buscar a prefeitura.  Ao se despedir do cargo, Périco falou sobre a importância do respeito nas discussões para construção do partido:

_ É através do debate das ideias que se chega a um denominador comum. Buscamos formar cada vez mais uma unidade no partido e fortalecê-lo. O Ari Dallegrave volta à presidência com apoio de todo o partido, o que mostra nossa unidade_destaca. 

O novo presidente declarou que o MDB tem o desafio de resgatar à sociedade caxiense a essência da administração de José Ivo Sartori.

_ Agradeço pelo grande número de partidos que estiveram aqui hoje. É uma sinalização do que temos pela frente, que é a unidade de construir uma grande vitória em 2020 _ afirmou Ari Dallegrave.

De olho em 2020

Convenção do MDB em Caxia
Foto: Aline Ecker / Agência RBS

As eleições de 2020 já movimentam os bastidores da política caxiense. No MBD, não é diferente. Ao serem questionados sobre a possibilidade de Sartori concorrer, as lideranças desconversam, mas com um sorriso no rosto, que demostra a preferência dos integrantes do partido e das demais siglas pelo nome do ex-governador para voltar a disputar a prefeitura de Caxias. O nome do deputado Carlos Búrigo também é cotado para concorrer ao executivo caxiense. 

Apoio de lideranças da cidade 

Líderes políticos e representantes de outros partidos prestigiaram o encontro. Entre eles, o presidente do PTB caxiense, Gilberto Meletti, o vereador Adiló Didomênico e o integrante da Juventude do partido Mauricio Adamatti. O presidente do PP Ricardo Golin e o tesoureiro da sigla Eduardo Gasparini também passaram pela sede do MDB Caxias neste sábado. O ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-deputado estadual Francisco de Assis Spiandorello (DEM) compareceu a convenção para prestar apoio aos emedebistas. Os presidentes do PDT Caxias, Mauricio Flores e do Solidariedade, Márcio Amaral, do PSDB, Ozório Rocha e do PSD, vereador Kiko Girardi e do  PCdoB, Paulo Freitas também estiverem no evento. A vereadora Paula Ioris (PSDB) também compareceu à convenção. 

Confira a lista completa da Executiva eleita:

Presidente: Ari Dallegrave

1º  Vice: Carlos Búrigo

2º Vice: Felipe Gremelmaier

Secretária-geral: Daiane Mello

Secretário-adjunto: Gustavo Vieira

Tesoureiro: Milton Balbinotti

Leia também
Curso preparatório gratuito para o Enem abre inscrições em Farroupilha
Polícia investiga possibilidade de latrocínio em caso de homem morto a facadas em Caxias do Sul  


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros