Mais de 20 mil eleitores não realizaram o recadastramento biométrico em Farroupilha - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Eleições03/08/2019 | 14h33Atualizada em 03/08/2019 | 14h36

Mais de 20 mil eleitores não realizaram o recadastramento biométrico em Farroupilha

O número é o maior dentre as cidades da Serra nas quais o prazo se encerra em 2019

Mais de 20 mil eleitores não realizaram o recadastramento biométrico em Farroupilha Marco Favero/Agencia RBS
Identificação do eleitor pelas digitais já é utilizada em Caxias do Sul Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Faltando cinco meses para o final do prazo para o registro biométrico em Farroupilha, 22,6 mil eleitores – o que corresponde a 41% dos votantes - ainda não realizaram o recadastramento biométrico. É o município da Serra com maior número de eleitores não-cadastrados dentre aqueles que têm o período para o recadastramento fechado em 2019. A cidade tem 55.580 eleitores atualmente. O prazo para a coleta de digitais se encerra no dia 11 de dezembro.  Nas cidades de Bento Gonçalves, Gramado e Vacaria, o prazo segue até 2022.

Leia mais
Começa prazo de recadastramento biométrico em três cidades da Serra 

O chefe de Cartório da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, alerta que quem não efetuar o cadastro, além de não poder votar nas próximas eleições, também perde uma série de direitos. Ele solicita que as pessoas não deixem para a última hora para realizar o processo.  

— O principal problema é não votar, mas a quitação eleitoral é necessária para tirar o passaporte, assumir cargos públicos e obter diploma na faculdade, por exemplo. Então é fundamental que o eleitor se regularize – alerta.  

Quem não estiver em dia com o cadastro deve procurar o Cartório Eleitoral, localizado na Rua Tomas Édson, 291, no Centro. É necessário ter em mãos um documento oficial com foto e comprovante de residência recente. 

Outras cidades  

Outros municípios da Serra que ainda estão com processo de recadastramento até o dia 11 de dezembro são Canela e Portão. No dia 4 de dezembro acaba o prazo nas cidades de Igrejinha e Montenegro. No dia 13, em Dois Irmãos. 

Atualmente, em Caxias do Sul, 27.576 eleitores estão com o título cancelado, mas podem regularizar a situação junto ao Cartório Eleitoral para ter condições de votar nas próximas eleições. Desse contingente, cerca de 30% são de eleitores idosos, que possuem voto facultativo. É possível fazer a regularização do cadastro até o dia 4 de maio de 2020. 

Leia também
Daer e prefeituras de Garibaldi e Carlos Barbosa realizam tapa-buracos na ERS-446
Shopping fechado após incêndio reabre neste mês em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros