Caxias do Sul pode ficar sem região turística - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Impasse26/07/2019 | 18h24Atualizada em 26/07/2019 | 18h24

Caxias do Sul pode ficar sem região turística

Posição inflexível de prefeitura e liminar que impede mudança para Região das Hortênsias podem deixar cidade fora do Mapa do Turismo Brasileiro

Caxias do Sul pode ficar sem região turística Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A 2ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública do Foro de Caxias do Sul, por meio de despacho do juiz João Pedro Cavalli Júnior, deferiu nesta sexta-feira (26) liminar que impede a mudança de Caxias do Sul para a Região das Hortênsias. A ação com efeito cautelar foi ingressada na última semana pelo presidente do PDT de Caxias, Mauricio Flores. A concessão da liminar invalida provisoriamente, portanto, a decisão da prefeitura pela saída da Região da Uva e do Vinho e inserção na Região das Hortênsias.

Leia mais:
Liminar impede mudança de Caxias para a Região das Hortênsias

A medida que barra a decisão ocorre próximo ao fim do prazo para encaminhamento dos convênios regionais ao Ministério do Turismo, responsável pela atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Na próxima semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur) deve enviar ao governo federal o que ficou definido nas regiões.

O entrave judicial, entretanto, gera o risco de Caxias ficar sem região turística e de fora do Mapa do Turismo Brasileiro.

— Liminar é para ser cumprida. Se (o município) está impedido, não podemos colocar Caxias lá. É muito ruim, está correndo o risco de Caxias ficar fora do Mapa do Turismo. Se permanecer como está, não temos como mandar Caxias para lugar nenhum — explica o diretor de Turismo da Sedetur, Marcelo Borella.

Leia mais:
Mudança de Caxias da Região Uva e Vinho para as Hortênsias deve ser oficializada neste ano
Prefeitura de Gramado não apoia entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias
"Decisão amadurecida e consolidada", diz Secretaria do Turismo sobre incluir Caxias na Região das Hortênsias Ministério do Turismo não deve interferir na mudança de Caxias para as Hortênsias   

Considerando que a liminar foi expedida nesta sexta-feira, Caxias tem apenas mais um dia útil (segunda-feira) para resolver a situação:

— Ou derruba a liminar ou volta para a Região Uva e Vinho, com a devida aceitação da região — afirma Borella.

Para Caxias retornar à Região da Uva e do Vinho, seria necessário solicitar o retorno para a Atuaserra, que representa a Instância de Governança Regional (IGR) Uva e Vinho. 

— O que o município tem de fazer é continuar na Região Uva e Vinho. Tem de entrar em contato com a Atuaserra e pedir para voltar. Às vezes, o maior ato de coragem é o ato de humildade. A administração tem de ser humilde e voltar atrás — defende o presidente do PDT de Caxias e autor da ação, Mauricio Flores. 

A Atuaserra se manifestou sobre a situação por meio de nota:

"Em relação ao tempo hábil de Caxias do Sul ingressar com o pedido para estar no mapa da Região Uva e Vinho, estamos aguardando o posicionamento do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), bem como a manifestação de interesse da própria Prefeitura Municipal em pertencer à IGR."

Contraponto sem detalhes

O Pioneiro tentou contato com a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Renata Carraro, para esclarecer a polêmica envolvendo o tema. Porém, a secretária alegou estar muito ocupada com os assuntos da pasta desde que retornou de férias e optou por não conceder entrevista. 

Sobre a intenção de recorrer da liminar, a prefeitura encaminhou a seguinte nota ao Pioneiro:

"O Município não irá se manifestar, pois não há o que dizer. Apenas que recorreremos da decisão no prazo previsto para tal." A afirmação é da procuradora-geral do município, Cássia Kuhn.

 Leia também
"Para estar em uma região turística tem de estar muito bem preparado", diz presidente de entidade das Hortênsias
Vereadores aprovam moção de contrariedade à inclusão de Caxias do Sul na Região das Hortênsias     

ecirc;nsias     

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros