Caxias do Sul passa a ter lei para incentivar realização de filós - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Estação do Filó06/06/2019 | 11h17Atualizada em 06/06/2019 | 14h06

Caxias do Sul passa a ter lei para incentivar realização de filós

Segundo vereador, evento que ressalta as tradições italianas deve ocorrer anualmente no mês de julho

Caxias do Sul passa a ter lei para incentivar realização de filós Mateus Argenta / Divulgação Prefeitura de Caxias/
Secretaria do Esporte e Lazer realiza filós desde 2012 Foto: Mateus Argenta / Divulgação Prefeitura de Caxias
Gaúcha Serra

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou e o prefeito Daniel Guerra (PRB) sancionou, nesta terça-feira (4) a lei Estação do Filó. O projeto foi apresentado pelo vereador Alceu Thomé (PTB) e busca incentivar a realização de filós, festa tradicional italiana.

O parlamentar explica que a ideia surgiu para despertar o interesse da comunidade em relação aos costumes italianos. Segundo Thomé, o evento é desenvolvido em outras cidades e traz frutos positivos, especialmente ao turismo. 

— Realizamos um estudo e percebemos que esse evento vem dando certo em outras cidade e, como Caxias é carente de turismo,  achamos que seria viável que isso ocorresse aqui também — defende o vereador.

A festa é realizada por italianos para unir familiares e amigos. 

— A principal característica dos filós é a preservação dos traços culturais da origem italiana, por meio da gastronomia, música, lazer, além de formas de se vestir, morar e dos dialetos. A população de Caxias é formada, em sua maioria, por descendentes de imigrantes italianos, então é importante manter essa cultura viva — explica Thomé. 

O objetivo da lei é cativar as comunidades para que se envolvam na organização dos filós.  Conforme o vereador, a expectativa é que o evento ocorra anualmente em julho, por ser um mês frio, que incentiva a alimentação com comidas típicas. Os filós devem ocorrer nas sextas e sábados, mas ainda não há uma data para início.

Segundo o parlamentar, há a possibilidade de parcerias com a Secretaria do Turismo e a da Cultura de Caxias. Entretanto, não acarretará custos ao município.

— Como é um projeto que partiu do Legislativo, o município não pode arcar com custos. Então, a expectativa é que a prefeitura possa ajudar na organização — esclarece o vereador. 



Filós já são organizados em Caxias
A Secretaria do Esporte e Lazer já realiza filós. Intitulado de Filó do Interior Tutti Insieme, o evento é realizado pelo Projeto Conviver desde 2012.

O vereador Alceu Thomé explicou o que muda agora que os filós viraram lei:

— O município realiza, por meio da Smel, o evento de forma modesta. Agora, resolvemos incrementar o evento para trazer turistas e unir comunidades, especialmente no interior.

Leia também:
Compra de café tem sistemas variados nas câmaras de vereadores da Serra
Polícia investiga como assassinato caso de corpo encontrado em buraco, em Guaporé

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros