Eleições da UAB e Amobs acontecem no domingo em Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Movimento comunitário31/05/2019 | 21h15Atualizada em 31/05/2019 | 21h15

Eleições da UAB e Amobs acontecem no domingo em Caxias do Sul

Alaor Corrêa Barbosa e Valdir Walter disputam comando da entidade por quatro anos

Eleições da UAB e Amobs acontecem no domingo em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Dois candidatos disputam a eleição da União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias do Sul que será realizada neste domingo, dia 2 de junho. Disputam o pleito o atual presidente da entidade, Valdir Walter, e Alaor Corrêa Barbosa, que atua no movimento comunitário desde 1996. O eleito terá um mandato ampliado de dois para quatro anos. A mudança foi aprovada na Assembleia Geral da entidade no início do ano.

Leia mais:
Eleição da UAB deve ter dois candidatos em Caxias

No domingo, também haverá eleições em 140 Associações de Moradores de Bairros (Amobs). Dessas, 123 terão  chapa única e em somente 17 haverá disputa _ todas com duas candidaturas. Os eleitores deverão comparecer aos locais de votação entre as 8h e as 16h. A apuração inicia-se às 17h30min, na sede da UAB. Podem votar os associados das Amobs.

Na eleição de 2017, houve quatro candidaturas à presidência da UAB, com a participação de quase 11 mil comunitaristas. Neste ano, mais 40 mil pessoas estão aptas para votar.

Na tarde de sexta-feira, o Pioneiro reuniu para uma sessão de fotos e entrevistas os dois candidatos na sede da UAB. Valdir e Alaor se cumprimentaram, mas não houve aperto de mão. O momento de maior proximidade e descontração foi quando os dois posaram juntos com a bandeira da entidade. Valdir brincou: 

_ Ele não quis estar junto conosco (na mesma chapa).

Mais tímido, Alaor apenas sorriu. 

Para o presidente da Comissão Eleitoral da UAB, o advogado Vitor Hugo Gomes, o trabalho está sendo realizado para garantir a transparência e a legitimidade da eleição. Para isso, o pleito contará com 50 urnas eletrônicas, distribuídas em 42 locais de votação.

Vitor Hugo diz que o resultado das urnas eletrônicas serão conhecidos em no máximo duas horas. Já a contagem dos votos das urnas de pano deverá ser finalizado até as 23h.

Com mais de 260 Amobs e eleições em apenas 140, Vitor Hugo diz que esse resultado é reflexo do ataque e uma perseguição que o movimento comunitário sofreu do governo do prefeito Daniel Guerra (PRB) nos últimos anos.

_ Isto dificultou e atrapalhou a organização das associações de bairros _ aponta.

Os adversários

No terceiro mandato, o candidato da situação, presidente da entidade, Valdir Walter (sem filiação partidária), concorrerá à reeleição. Ele já ocupou o cargo entre 2011 e 2015. O candidato a vice é Idelfonso da Fonseca, o Tuti. Valdir elenca suas propostas da nova gestão caso seja eleito presidente: a organização de pedidos de regularização fundiária, a construção de postos de saúde nas quatro regiões da cidade, a cobrança de relatórios bimestrais dos atendimentos às escolas infantis, a defesa do policiamento comunitário e criar formas de financiamento para a entidade. 

Segundo Valdir, a prioridade é iniciar uma pressão no governo municipal e para iniciar uma ação de regularização fundiária.

_ Cerca de 50% dos bairros da cidade estão irregulares. Vamos também nos dedicar a reivindicar melhorias no atendimento da UPA da Zona Norte e UBSs.

A chapa de oposição é composta pelo atual presidente da Amob Loteamento Belvedere, empresário Alaor Corrêa Barbosa, do Solidariedade. Atualmente, ele também integra o Conselho Municipal de Saúde, representando o bairro Cruzeiro. A candidata a vice é Paula Cristina da Rosa. 

Entre suas propostas, estão cobrar a ampliação de vagas para educação infantil, acesso a moradia digna por meio da luta pela regularização fundiária, a defesa e fortalecimento do SUS e ampliação de UBSs com horários estendidos, o retorno do policiamento comunitário e a presença da Guarda Municipal nas Amobs, além do fomento a cultura. 

_ Vamos levar a UAB para os bairros com a realização de três ou quatro reuniões regionais por ano. Precisamos unir a UAB e o pode público e estabelecer a paz.

SERVIÇO

:: O quê: eleição da UAB.
:: Quando: domingo, dia 2 de junho.
:: Horário: 8h às 16h.
:: Quem pode votar: os associados das Amobs.

Frases

"A campanha está boa. Estamos recebendo o apoio de muitos presidentes de bairros. Espero a vitória se Deus quiser" Valdir Walter, da chapa da situação, candidato à reeleição

"Estamos sendo acolhidos muito bem nos bairros. Vamos separar o movimento comunitário do movimento partidário" Alaor Corrêa Barbosa, da chapa de oposição

10 PROPOSTAS

Valdir Walter, Chapa Resistência Comunitária, número 11
:: Ações de regularização fundiária.
:: Construção de postos de saúde nas quatro regiões da cidade.
:: Cobrança de relatórios bimestrais dos atendimentos as escolas infantis.
:: Defesa do policiamento comunitário.
:: Criar formas de financiamento para a entidade.
:: Manutenção da sede própria.
:: Realizar cursos profissionalizantes.
:: Aproximar a UAB do movimento comunitário dos bairros.
:: Reivindicar melhorias para a segurança, saúde e educação.
:: Realizar ações para obter recursos próprios.

Alaor Corrêa Barbosa, Chapa Para uma UAB com força e união, número 12
:: Cobrar a ampliação de vagas para educação infantil.
:: Acesso a moradia digna por meio da regularização fundiária.
:: Fortalecimento do SUS e ampliação de UBSs com horários estendidos.
:: Retorno do policiamento comunitário e a presença da Guarda Municipal nas Amobs.
:: Fomento à cultura.
:: Resgatar o movimento comunitário.
:: Unir os presidentes de bairro.
:: Reestabelecer o diálogo com a prefeitura>
:: Reivindicar investimentos em saneamento básico
:: Aumentar o número de horários do transporte coletivo nos bairros pequenos.

Leia também:
Vereadores rejeitam projeto que regulamentaria honorários de procuradores da prefeitura de Caxias
"Francisco cumpriu missão pastoral", diz empresário caxiense sobre cartas entre Lula e Papa
Bancada do PT questiona licenças de secretárias de Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros