Legislativo de Caxias do Sul aprova pedido de informações sobre licenças para cursos de CCs - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Por unanimidade26/04/2019 | 07h01Atualizada em 26/04/2019 | 07h01

Legislativo de Caxias do Sul aprova pedido de informações sobre licenças para cursos de CCs

Requerimento foi apreciado na sessão ordinária desta quinta-feira

Legislativo de Caxias do Sul aprova pedido de informações sobre licenças para cursos de CCs Gabriela Bento Alves/Divulgação
Foto: Gabriela Bento Alves / Divulgação

Os legisladores de Caxias do Sul querem saber da prefeitura sobre licença para cursos e qualificações de secretários municipais e de cargos em comissão (CCs). Um requerimento sobre o assunto foi protocolado pelos vereadores Denise Pessôa (PT) e Rodrigo Beltrão (PT) e aprovado por unanimidade no plenário, durante a sessão ordinária de ontem da Câmara.

No texto, os parlamentares destacam que o aprimoramento e a qualificação permanente dos secretários de governo e dos cargos em comissão são de interesse público. No documento, os petistas encaminham dois questionamentos ao Executivo. Eles querem saber qual o procedimento administrativo adotado para a liberação desses profissionais para estudarem e/ou para realização de cursos e seminários, entre outras atividades. Também solicitam à prefeitura a relação, desde janeiro de 2017, de nomes, função desempenhada, período do curso, portaria e certificado dos secretários e CCs que participaram de curso ou se ausentaram para estudar. Por fim, os legisladores pedem se alguém substituiu o profissional na função durante o período de sua ausência e se houve custo por conta desse expediente.

Denise ressalta que se por um lado é necessária a qualificação do serviço público, por outro é importante que se tenha zelo com procedimentos administrativos para não ocorrer tratamentos diferenciados ou privilegiados para CCs ou secretários.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserv), Silvana Piroli, diz que, se o cargo em comissão estiver representando o município em cursos de qualificação, é necessário haver interesse público e não pessoal.

– É por isso que a gente luta pelo servidor público. Ele fica no serviço púbico por um período maior do que uma administração. Os investimentos no quadro de carreira são revertidos para a população.

Silvana diz que não conhece base legal para a licença de secretários e CCs para a realização de cursos e qualificações.

OS 2 QUESTIONAMENTOS

1. Qual o procedimento administrativo adotado para a liberação de secretários e secretárias de governo, bem como demais cargos em comissão para estudar e/ou para realização de cursos, seminários, etc?

2. Relacionar, desde janeiro de 2017, nomes, função desempenhada, período do curso, portaria e certificado do mesmo, dos secretários e secretárias, bem como cargos em comissão que realizaram curso ou se ausentaram para estudar. Ainda informar quem substituiu na função e se há custo, no pagamento desse profissional.

Leia também:
Secretário de Desenvolvimento promete retornar a Caxias e anunciar investimentos
Samae envia 10 caixas de papéis com resposta a vereador
Prefeitura irá rever decreto que regra eventos temporários em Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros