Vereadores afirmam que proposta de repasse de material e uniforme escolar desagrada educadores em Caxias  - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Repercussão19/03/2019 | 13h17Atualizada em 19/03/2019 | 13h59

Vereadores afirmam que proposta de repasse de material e uniforme escolar desagrada educadores em Caxias 

Proposta foi anunciada pelo prefeito Daniel Guerra (PRB) na última semana

Vereadores afirmam que proposta de repasse de material e uniforme escolar desagrada educadores em Caxias  Gabriela Bento Alves/Divulgação
Foto: Gabriela Bento Alves / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Vereadores criticaram na sessão ordinária desta terça-feira (19) a proposta de repasse de materiais e uniformes escolares anunciada pelo prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), em coletiva na última semana. No plenário, os parlamentares questionaram a prioridade dada pelo poder público ao projeto e afirmaram que estão recebendo diversas manifestações de contrariedade por parte de educadores. 

— Faltam escolas, professores, merenda, transporte, manutenção dos prédios, mas é necessário dar uniformes. Seria maravilhoso, seria fantástico, que o prefeito pudesse contemplar os alunos da sua cidade com os uniformes. Seria a cereja do bolo, se tivesse o bolo. Ele quer dar só a cereja para o povo _ afirmou a vereador Gladis Frizzo (MDB).

Paula Ioris (PSDB) contestou a argumentação dada pelo prefeito ao projeto e criticou a falta de investimentos em outras áreas para beneficiar jovens no contraturno escolar.

—  Eu, também (tem recebido reclamações) de professores e diretores no aspecto de que não é prioridade, também de pais, atuantes em CPMs, porque esses pais vivem a realidade das escolas e também referem que não é prioridade. Um dos motivos do prefeito seria a questão da autoestima. No meu entendimento autoestima a gente faz através de esporte, cultura, lazer, para as nossas crianças e para os nossos jovens — ressaltou Paula.

Além de alegarem que o poder público deixa de investir em aspectos que deveriam ser prioridade como infraestrutura das escolas, vagas, transporte, professores e merenda, os vereadores também citaram que o projeto é semelhante a propostas que já haviam sido protocoladas por parlamentares nos últimos anos.

— O pior de tudo é o prefeito fazer esse anúncio não mencionando que a ideia não é inédita. Esta Casa vem debatendo no mínimo, desde 2009, com projeto do vereador Rodrigo Beltrão que institui o Programa Cesta Básica Escolar; na sequência, vindo o vereador Edi Carlos e também este vereador. Então, o mínimo que a administração deveria fazer era chamar esses autores para fazer uma construção coletiva — comentou Gustavo Toigo (PDT).

— É de uma desonestidade do prefeito  largar uma proposta para o próximo mandato sem reconhecer a origem desse projeto que é do vereador Rodrigo Beltrão, que vem debatendo isso todos os anos. Por quê? Porque não consegue fazer nada de melhor para a educação. Então ele joga para o futuro, para ver se de repente se reelege — reforçou Denise Pessôa (PT).

Já o parlamentar Edson da Rosa (MDB) questionou o direcionamento do projeto proposto pelo Executivo:

— Qual é o critério que vai ser dado? Vai ser dado para todos?  Vai ser feito para todos igual? E aqueles uniformes que as escolas municipais já têm? Como é que vai ser feito? Como vai ser utilizado? Qual é o número? Como é que vai ser feita essa triagem? — indagou.

A proposta apresentada por Guerra na última quinta-feira prevê o repasse gratuito de uniforme e kit escolar para os estudantes matriculados nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. A estimativa é de um investimento de mais de R$ 20 milhões por ano. O projeto ainda não foi protocolado pelo Executivo. A previsão é de que os alunos recebam as peças de roupas e os materiais até fevereiro de 2021.

Leia também
Partidos se articulam em busca da UAB e Amobs, em Caxias
Ex-prefeito e atual mandatário de Dois Lajeados brigam por autoria de projeto de pórtico da cidade
Políticos vão a Brasília em busca de apoio a Caxias no Caso Magnabosco

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros