Depois da Assembleia, Eduardo Leite assume no Piratini - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Troca de comando31/12/2018 | 09h30Atualizada em 31/12/2018 | 09h39

Depois da Assembleia, Eduardo Leite assume no Piratini

Solenidade de transmissão do cargo de governador e do vice inicia-se às 17h

Depois da Assembleia, Eduardo Leite assume no Piratini Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro

A sessão solene de compromisso constitucional e posse do governador eleito Eduardo Leite (PSDB) e do vice Ranolfo Vieira Júnior (PTB) ocorre nesta terça-feira. A posse do governador e de seu vice é atribuição exclusiva da Assembleia, prevista no artigo 53 da Constituição Estadual.

O presidente da Assembleia, deputado Marlon Santos (PDT), dará início à sessão às 16h. Em seguida, ele interrompe os trabalhos, e os líderes de bancadas e partidos são convidados a dirigir-se ao Gabinete da Presidência, de onde acompanharão o governador e o vice eleitos até o plenário.

Com a retomada da sessão, o governador eleito proferirá o compromisso constitucional, nos seguintes termos: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense.” Em seguida, o deputado Edson Brum (MDB), 1º secretário da Mesa Diretora, procederá à leitura do termo de posse. O mesmo procedimento ocorre com o vice-governador eleito. Por fim, o presidente Marlon e o governador Leite fazem seus discursos e Marlon acompanha o governador e o vice até a saída principal do Parlamento.

Os 55 deputados estaduais eleitos para a 55ª Legislatura tomam posse em sessão solene no dia 31 de janeiro, às 14h, no Plenário 20 de Setembro.

A solenidade de transmissão do cargo de governador e do vice inicia-se às 17h, no Palácio Piratini. No ato, o atual governador, José Ivo Sartori (MDB), transmitirá o cargo a Eduardo Leite. Na sequência, o vice-governador empossado assumirá o cargo em substituição ao atual vice, José Paulo Cairoli (PSD).

Posse de Eduardo Leite

:: A sessão solene será transmitida ao vivo pela TVAL (canal 16 da NET, portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia e YouTube www.youtube.com/user/tvalrs); pela Rádio AL (www.al.rs.gov.br/radioassembleia); e pelo Facebook (www.facebook.com/assembleiars). Também é possível acompanhar o andamento da sessão pelo Twitter (www.twitter.com/assembleiars).

:: A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Facebook do governo estadual e pela Rádio Piratini. A TVE irá transmitir em cadeia com a TVAL: canal 7 da NET; canal aberto digital 30 (7.1) e canal aberto 7 (Porto Alegre).

Leia também:
O que esperar dos Anos Bolsonaro
Hospital Saúde encerra atividades na ala materno-infantil em Caxias
Vice-prefeito de Caxias do Sul renuncia ao cargo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros