Quem são os candidatos de fora da cidade que fizeram mais votos em Caxias - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Eleições 201810/11/2018 | 10h31Atualizada em 10/11/2018 | 10h37

Quem são os candidatos de fora da cidade que fizeram mais votos em Caxias

25 candidatos a deputado federal fizeram mais de 1 mil votos em Caxias

Quem são os candidatos de fora da cidade que fizeram mais votos em Caxias CELSO JUNIOR/AGE-ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: CELSO JUNIOR / AGE-ESTADÃO CONTEÚDO

A não-eleição de políticos de Caxias do Sul para deputado estadual e federal têm pelo menos uma explicação. Os eleitores caxienses estão votando em candidatos de fora da cidade – os chamados "forasteiros". Os motivos podem ser explicados pelo número de pessoas de outras regiões do Estado que moram em Caxias e preferem manter o voto nos candidatos das suas cidades. E há também candidatos que contam com o apoio de lideranças políticas e de entidades locais. 

O Pioneiro selecionou os candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa que conquistaram mais de 1 mil votos. Encontrou 40 deles nesta faixa de voto, que somaram 110.316  na cidade. Esse número não considera aqueles que receberam menos de mil votos.

Nesta eleição, 25 candidatos a deputado federal fizeram mais de 1 mil votos cada em Caxias do Sul. Eles arrebanharam 72.599 votos. Quinze foram eleitos. Na eleição de 2014, o número dos que superaram os 1 mil votos foi bem menor: 13.

O terceiro candidato a deputado federal mais votado na cidade foi Marcel van Hattem (Novo). Ele foi eleito com 366 mil votos e obteve 17.532 deles em Caxias. Dos forasteiros que fizeram mais de 1 mil votos, Marcel foi o único que teve a oportunidade de ser palestrante em reunião-almoço da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. A janela na entidade empresarial trouxe mais evidência ao jovem político. Na frente de Marcel, ficaram apenas lideranças consolidadas na cidade como o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), que conquistou 25.072 votos dos caxienses, e a vereadora Paula Ioris (PSDB), que obteve 19.283 votos na cidade.

Leia mais
Os prejuízos para a Serra ao não eleger um deputado federal
Caxias do Sul fica sem representação na Câmara Federal
Veja qual foi a votação dos candidatos a deputado federal em Caxias e região 

O segundo forasteiro candidato a deputado federal com maior número de votos em Caxias foi Onyx Lorenzoni (DEM), reeleito para o quinto mandato. Ele aumentou em 138% o número de votos na cidade – saltou de 3.623 em 2014 para 8.637 agora. O presidente estadual do PRB, Carlos Gomes, do mesmo partido do prefeito Daniel Guerra, aumentou sua votação de 3.222 em 2014 para 4.151 em 2018.

Na lista ainda aparecem sete candidatos do PSL, sigla do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Desses sete, três foram eleitos: o apresentador de TV Bibo Nunes, o policial federal Ubiratan Sanderson e o empresário Nereu Crispim.

Já o ex-goleiro do Grêmio e deputado federal Danrlei de Deus diminuiu sua votação da cidade. Ele conquistou 5. 396 votos na eleição de 2014 e nessa foram 3.464 votos. Na relação também aparecem os petistas Maria do Rosário, Paulo Pimenta e Henrique Fontana, o narrador esportivo Paulo Brito e o vocalista da banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu, Mano Changes.

À Assembleia, 37,7 mil votos foram para fora

A lista dos "forasteiros" a deputado estadual que conquistaram mais de 1 mil votos é menor do que a dos candidatos a federal. Na eleição de outubro, 15 de fora concorreram a uma vaga à Assembleia e obtiveram mais de 1 mil votos em Caxias. Ao todo, conquistaram 37.717 votos. Do total, 13 foram eleitos. No pleito de 2014, foram 12 candidatos que atingiram a marca.

O forasteiro mais votado na cidade é o tenente-coronel do Exército, Luciano Zucco (PSL). Com 9.581 votos, ele foi o sexto com mais votos em Caxias, atrás do ex-prefeito Pepe Vargas (PT), com 25.145 votos; dos vereadores Neri, o Carteiro (Solidariedade), com 23.959, e Adiló Didomenico (PTB), com 19.799; do ex-deputado Vinicius Ribeiro, com 11.921, e do chefe de Gabinete do governador José Ivo Sartori, Carlos Búrigo, com 11.073. 

Com o apoio de Bolsonaro, três candidatos do PSL fizeram votação expressiva em Caxias. Além de Zucco, o empresário Ruy Irigaray conquistou 4.741 votos e a advogada Fabiana Tanuri, 1.536. Os três são de Porto Alegre. O deputado estadual Sergio Peres (PRB) foi reeleito com o auxílio de 3.250 votos de caxienses. Ele é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.

Estão na lista os deputados eleitos Elton Weber (PSB), de Nova Petrópolis, com 1.408 votos em Caxias, e Fran Somensi (PRB), de Farroupilha, que fez um dia de campanha na cidade e conquistou 1.260 votos. Aparecem ainda os nomes do ex-candidato a prefeito de Porto Alegre pelo PSL, Fábio Ostermann (Novo) com 2.100 votos e do cantor nativista Luis Marenco (PDT).


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros