O ex-vereador Washington Stecanela Cerqueira (PDT) foi pego de surpresa com a convocação para assumir o cargo de deputado federal no lugar de Onyx Lorenzoni (DEM), futuro chefe da Casa Civil e nomeado ministro extraordinário da transição. Ele se encontrou com Onyx rapidamente na tarde de ontem na Câmara. O ex-jogador deverá tomar posse hoje, durante a sessão do plenário da Casa.
Embora esteja morando em Aracaju (SE), onde atua como dirigente do Itabaiana, clube de futebol daquele Estado, Caxias do Sul é o berço político do agora deputado, cidade onde ele foi vereador, secretário de Esporte e Lazer e que deu a ele a ampla maioria de seus 33.294 votos obtidos em 2014 para a Câmara Federal. Sua votação em Caxias foi de 21.220 votos.
O mandato-tampão é curto, até o fim de janeiro, quando acabará a atual legislatura. Mas, neste período, Caxias voltará a contar com dois deputados federais em Brasília. Washington se juntará a Gilberto Pepe Vargas (PT). Mauro Pereira (MDB), que exerceu mandato por cerca de três anos e dois meses, deixou a Câmara quando os ex-secretários do Governo Sartori Giovani Feltes e Márcio Biolchi reassumiram seus mandatos, em abril.
Washington, do PDT, assume na vaga de Onyx, do DEM, porque havia uma coligação nas eleições proporcionais à Câmara em 2014 que reunia cinco partidos: PDT, PSC, PEN, PV e DEM.
Alinhado a Bolsonaro
Aos 43 anos, Washington afirmou que estará alinhado às pautas defendidas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na Câmara.
— Eu tenho a minha linha de conduta e de pensamento e é com ela que eu vou seguir. Essa minha linha provavelmente será alinhada com o presidente, sim — afirmou.
Na contramão do PDT
O PDT é oposição declarada a Jair Bolsonaro. Durante a campanha eleitoral, apesar do apoio crítico a Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência da República, o partido chegou a ameaçar com punição os filiados que chamassem voto para Bolsonaro.
Assim, Washington vai na contramão da posição do partido, mas disse não temer atrito com a cúpula nacional.
— Acho que não, até porque não teremos muito tempo. Quero dar continuidade ao trabalho do deputado Onyx, mas também vou seguir a minha linha de pensamento — disse.
O novo deputado afirmou que priorizará pautas ligadas ao esporte, à saúde e à segurança.
Leia também
Festa da Uva divulga atrações da primeira semana de evento e inicia venda de ingressos
Mirante: partidos caxienses e o novo cenário
Quem são os representantes políticos de Eduardo Leite na Serra