Mirante: vereador quer informações sobre viagens de ex-secretários e atuais - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Opinião20/11/2018 | 06h28

Mirante: vereador quer informações sobre viagens de ex-secretários e atuais

Rafael Bueno tem como alvo o prefeito Daniel Guerra, que ocupou a Secretaria de Turismo

Mirante: vereador quer informações sobre viagens de ex-secretários e atuais Juli Hoff/Divulgação
Rafael cobra datas, gastos, destinos, motivações, atividades e o retorno conferido ao município Foto: Juli Hoff / Divulgação

Em um claro contra-ataque ao líder do governo na Câmara, Chico Guerra (PRB), o vereador Rafael Bueno (PDT) protocolou um requerimento solicitando ao Executivo informações sobre as viagens realizadas por secretários municipais nos últimos governos municipais. 

Nesta terça-feira, vai à votação o requerimento de Chico sobre os valores de diárias pagas aos ex-prefeitos José Ivo Sartori (MDB), no período 2009 a 2012, e Alceu Barbosa Velho (PDT), no período 2013 a 2016, bem como do atual, Daniel Guerra (PRB), e os respectivos destinos que justificaram o pagamento. 

Já o pedido de Bueno envolve os dois governos de Sartori (2005-2008 e 2009-2012), o de Alceu e o de Guerra. Mas o alvo é claro: o prefeito atual, que foi secretário de Turismo no primeiro mandato de Sartori. A atual secretária, Renata Carraro, era estagiária na secretaria.

Além de solicitar que sejam listadas todas as datas, destinos, motivações, finalidades e valores gastos em relação a todas as viagens solicitadas, Bueno pede que sejam anexadas notas fiscais e recibos. 

"No que se refere especificamente à Secretaria de Turismo nas gestões mencionadas, listar todos os eventos organizados e também os que tiveram a participação do titular, diretores e demais servidores e cargos em comissão da pasta. Apresentar relatórios das atividades, congressos, seminários, feiras, festas ou demais ações, incluindo os retornos ao município. Apresentar planilhas detalhadas dos gastos diários com hospedagem, alimentação, transporte, telefonia, ingressos e demais despesas inerentes a essas viagens", consta no texto.

:: Extraoficialmente é dito que Daniel Guerra foi o secretário de Turismo que mais gastou em viagens. Agora, deve vir a público se confere. Não se pode ignorar que, se a ideia é colocar a atuação de Guerra e Renata em confronto, secretários do PDT e de outros partidos também estarão sob avaliação. 

E segue o bate e volta entre o governo Guerra e o PDT.

"Secretaria quase morta"

A intenção, segundo Bueno, é saber o que efetivamente está sendo feito pela Secretaria de Turismo, "porque é uma secretaria quase morta e hoje se tornou onerosa".

– A diferença entre despesa e investimento é o retorno que as mesmas proporcionam. Não gastar não é necessariamente ser gestor. Precisa ter planos, objetivos, metas, e para isso precisa saber administrar – frisa.

Chico, por sua vez, disse que pretende usar os dados das diárias para fazer comparativos.

Leia também
Eduardo Leite convida MDB para participar do futuro governo 
Mirante: UAB repudia parecer pelo arquivamento do processo contra vereador Chico Guerra
Semana da Justiça Restaurativa em Caxias do Sul é um momento para reflexão sobre a intolerância 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros