Mirante: ex-prefeito de Caxias do Sul pede afastamento da presidência do PDT - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Eleições 201806/11/2018 | 18h48Atualizada em 07/11/2018 | 06h22

Mirante: ex-prefeito de Caxias do Sul pede afastamento da presidência do PDT

Alceu Barbosa Velho atribui seu ato à resistência de três setores da sigla caxiense

Mirante: ex-prefeito de Caxias do Sul pede afastamento da presidência do PDT Ícaro de Campos/Divulgação
Foto: Ícaro de Campos / Divulgação

O ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) entregou ontem à Executiva do partido documento em que pede afastamento da presidência da legenda por um período de 180 dias. Na prática, significa afastamento definitivo, uma vez que a eleição para uma nova Executiva ocorrerá em maio próximo. O vice-presidente Vinicius Ribeiro assume automaticamente a função. A providência do afastamento surge semanas após a eleição em que Alceu não conseguiu se eleger deputado federal. Ele obteve 40.489 votos, sendo 25.072 deles em Caxias do Sul.

A Executiva do PDT caxiense deverá se reunir ainda esta semana para formalizar o afastamento de Alceu da presidência. Por ora, todos os integrantes do órgão já foram comunicados do pedido. Uma vez realizada a reunião, será feita uma ata e encaminhada ao Cartório Eleitoral.

Alceu atribui seu ato à resistência de três setores do PDT caxiense – Juventude Socialista e movimentos comunitário e sindical – quanto ao apoio que declarou para Jair Bolsonaro (PSL) em segundo turno, contrariando a orientação do PDT nacional, de apoio crítico a Fernando Haddad. Representantes dos três segmentos chegaram a pedir providências ao partido, sob a forma de punição para quem desrespeitasse a diretriz. 

– Fica meio contramão, constrangedor, ter três movimentos do partido, pedindo expulsão, pedindo punição. Esse pessoal todo, então, vou deixar (a Executiva) para que se sintam à vontade – justifica Alceu, sem esconder seu desconforto. 

Alceu nega, no entanto, que possa deixar o partido

– Não, absolutamente. Eu não me retiro, a não ser que eu seja expulso...

Leia mais:
Cartório de Caxias tem movimento intenso na retomada dos serviços eleitorais
Mirante: Washington assume nesta terça na Câmara dos Deputados
Deputados da Serra podem votar contra a manutenção do ICMS

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros