Câmara arquiva projeto que previa Criação da Orquestra de Acordeon em Caxias  - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Cultura20/11/2018 | 17h25Atualizada em 20/11/2018 | 17h25

Câmara arquiva projeto que previa Criação da Orquestra de Acordeon em Caxias 

 Relator do projeto, vereador Paulo Périco (MDB) considerou proposta inconstitucional 

 

Prédio da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Arquivamento foi decisão da maioria dos vereadoresFoto: Luciane Modena / Divulgação

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul decidiu, por maioria, na sessão ordinária desta terça-feira (20), pelo arquivamento do Projeto de Lei que previa a criação da Orquestra de Acordeon no município. A proposta recebeu parecer contrário de inconstitucionalidade do relator da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara, Paulo Périco (MDB). 

O relator justificou o parecer contrário à proposta por conta da “falta de coerência" da administração municipal ao investir na criação de uma orquestra do estilo diante do corte de recursos do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte).  

— Se aprovarmos, seria um desrespeito à classe artística e cultural. Caxias já tem uma Orquestra Municipal. Temos que respeitar o conjunto das manifestações na sua diversidade — aponta Périco.  

O arquivamento do projeto foi considerado correto pelo Conselho de Cultura de Caxias do Sul. Segundo a presidente do grupo, Cecília Pozza, a criação da Orquestra não está entre as prioridades escolhidas pelos representantes da cultura no município para a atual gestão. 

—Se não respeitam as políticas públicas existentes para que criar mais uma? — questiona Cecília. 

O Financiarte sofreu uma redução de recursos de R$ 1,4 milhões entre 2016 e 2017 e não teve edital lançado em 2018, com a alegação de que faltariam recursos para investir nos projetos escolhidos. A Orquestra de Acordeon custaria cerca de R$ 200 mil anuais aos cofres públicos.  

Leia também:
"Os colegas estão abalados", diz único médico cubano que ficará em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros