Mirante: Juventude do PDT de Caxias pede expulsão de quem fizer campanha para Bolsonaro - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Eleições 201817/10/2018 | 14h46Atualizada em 17/10/2018 | 15h25

Mirante: Juventude do PDT de Caxias pede expulsão de quem fizer campanha para Bolsonaro

Entre os principais nomes que se posicionaram pelo candidato do PSL estão o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho e o vereador Ricardo Daneluz 

Mirante: Juventude do PDT de Caxias pede expulsão de quem fizer campanha para Bolsonaro Arquivo Pessoal/Divulgação
Thallya preside a Juventude Socialista PDT de Caxias Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

Provocaram constrangimento e mal-estar no PDT caxiense as manifestações a favor da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República, a exemplo dos posicionamentos do ex-prefeito e presidente municipal do partido, Alceu Barbosa Velho, e do vereador Ricardo Daneluz. A Juventude Socialista PDT de Caxias do Sul divulgou nota (confira a íntegra abaixo) pedindo a expulsão de todo filiado e dirigente do PDT que faça campanha "ao candidato do fascismo neoliberal (PSL)". 

Leia mais  
Ex-prefeito de Caxias vota em Jair Bolsonaro
14 vereadores de Caxias do Sul abriram voto para Jair Bolsonaro
PDT de Caxias apoia Sartori para o governo do Estado

O posicionamento será enviado até o final da semana à Juventude estadual do PDT. Após análise, poderá seguir para a Comissão de Ética do PDT nacional. A decisão nacional do PDT é de apoio crítico a Fernando Haddad (PT).

A presidente da Juventude de Caxias do Sul, Thallya Onzi Scariot, diz que apoiar Bolsonaro é totalmente contra os ideais pedetistas e uma falta de respeito a Leonel Brizola. 

— Vamos encaminhar o pedido de expulsão. Meu papel é priorizar a ideologia do partido — diz Thallya.

Ela conta que recebeu questionamentos de pessoas de outros Estados sobre o posicionamento de Alceu, na terça-feira, considerando que sua representatividade vai além do município. Afirmou ainda que integrantes da Juventude manifestaram intenção de se desfiliar.

— Não é só uma questão municipal ou estadual, fere toda a ideologia. Independente de quem for: vereadores, filiados ou dirigentes. Envolve todo um posicionamento político — afirma.

Em relação ao governo do Estado, a presidente da Juventude reforça a neutralidade, conforme definido pelo PDT estadual. A decisão da executiva municipal do PDT junto com vereadores foi de apoio ao governador e candidato à reeleição José Ivo Sartori (MDB). O posicionamento da cúpula partidária será questionado pela Juventude Socialista PDT, que pode pedir intervenção na executiva.

— Sou membro do diretório municipal. Não fomos comunicados. Defendo neutralidade, não tive nenhuma comunicação sobre a reunião da cúpula a portas fechadas. A Juventude não aceita mais esse tipo de gente — diz Thallya, que também é segunda vice-presidente estadual da Juventude.

Confira a nota

A Juventude Socialista PDT de Caxias do Sul vem por meio desta nota manifestar seu posicionamento em relação ao segundo turno das eleições nacionais e estaduais.
1. Na disputa nacional, acreditamos que o posicionamento do PDT, de apoio crítico a candidatura de Fernando Haddad (PT), foi o mais correto.
E em decorrência da exposição de membros do PDT Municipal, queremos deixar claro que a Juventude PDTista não compactua com o apoio a Jair Bolsonaro, e exigimos a EXPULSÃO de todo filiado e dirigente do PDT que faça campanha ao candidato do fascismo neoliberal (PSL).
Por motivos ideológicos, o PDT e seus filiados jamais poderiam aceitar ou compactuar com a postura ou com o projeto do candidato do PSL.
2. Na disputa Estadual, vamos seguir a orientação do Diretório Estadual PDT RS, o qual se posicionou contra qualquer governo, seja José Ivo Sartori (MDB), seja Eduardo Leite (PSDB), bem como a neutralidade durante campanha eleitoral.
Ambos são as duas faces da mesma moeda. Nenhum dos dois apresentam vínculos com nossa ideologia ou programa partidário, estatutários ou manifesto.
Caxias do Sul, 17 de Outubro de 2018.

Leia também  
Mirante: prefeito Daniel Guerra dispara contra Sartori na CIC

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros