322 mil eleitores estão aptos a votar no segundo turno das eleições em Caxias - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Eleição23/10/2018 | 17h52Atualizada em 26/10/2018 | 20h26

322 mil eleitores estão aptos a votar no segundo turno das eleições em Caxias

Cartório esclarece que mesmo quem não votou e nem justificou a ausência tem direito a voto

322 mil eleitores estão aptos a votar no segundo turno das eleições em Caxias Edson Borowski/Divulgação
Na tarde desta terça últimas urnas foram carregadas com dados. A partir desta quarta iniciam inspeções dos equipamentos Foto: Edson Borowski / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Os mesmos 322.901 eleitores aptos a votar no primeiro turno das eleições poderão participar da segunda etapa do pleito em Caxias do Sul no próximo domingo. O Cartório Eleitoral esclarece que mesmo quem não votou e nem justificou a ausência tem direito a comparecer a uma das 1.088 urnas eletrônicas que estarão disponíveis na cidade.

A quatro dias da escolha dos próximos governantes, o Cartório avança nos preparativos finais para a votação. Nesta terça, foi finalizada a atualização de carga de todas a urnas que serão utilizadas. A partir desta quarta, inicia-se a inspeção final com conferência de dados, lacres e demais verificações que antecedem a liberação dos equipamentos. O processo deve durar até sexta-feira. No sábado, as urnas são encaminhadas para os locais de votação, onde passam por nova averiguação pelos presidentes de seção. 

De acordo com o chefe de cartório Edson Borowski, a expectativa é de que haja menos falhas do que o número registrado no primeiro turno, quando 20 urnas precisaram ser substituídas, índice que avalia como baixo no universo de 1.100 equipamentos que foram usados _ equivale a 1,83% do total. Ele destaca, também, que não houve grandes transtornos no reconhecimento biométrico dos eleitores.

—  O resultado foi excelente: 88,53% dos votantes foram reconhecidos pela digital. Isso significa 3% a mais do que no primeiro turno de 2016, quando (a biometria) foi utilizada pela primeira vez. Estamos parabenizando os mesários pelo trabalho e, nos casos pontuais, que ficaram muito abaixo da média, faremos contato para verificar o que pode ser melhorado — informa Borowski.

Ainda assim, ele explica que quem não teve biometria reconhecida no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo turno. O primeiro turno registrou abstenção de 45.344 eleitores em Caxias, o equivalente a 14,04% do total do eleitorado apto.

EM CAXIAS DO SUL

:: 322.901 eleitores. Todos estão aptos a votar.
:: 1.088 urnas eletrônicas.
:: 4.626 mesários para o 2º turno.

fonte: Cartório Eleitoral

ATENÇÃO

Para evitar que os problemas mais recorrentes registrados no primeiro turno se repitam, o Cartório Eleitoral fornece as seguintes orientações:

:: Eleitores devem conferir qual o local de votação com antecedência. Uma das dicas é verificar as informações no aplicativo e-Título,  que permite que os eleitores acessem a via digital do Título Eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e está disponível na Google Play e na App Store. O aplicativo contém detalhes do título, seção de votação e até mapa para chegar ao local. 

:: Votantes devem evitar procurar o Cartório ou ligar para o telefone 148, que esteve congestionado durante o primeiro turno em razão da intensa demanda. 

:: Para a votação, não esqueça de documento de identificação com foto. Levar o título não é obrigatório, mas é importante, pois ele informa a seção de votação.

:: Ao digitar os números dos candidatos, espere foto e verifique se a imagem é a dele antes de confirmar.

:: 4.626 mesários estão convocados a trabalhar no segundo turno, ou seja, 12 a menos do que no primeiro (4.638). Isso ocorreu porque foram reduzidas 12 seções que no primeiro turno foram usadas para justificativa. Os mesários que não vão participar da segunda etapa do pleito foram devidamento avisados.

:: Os prazos para justificar a ausência em cada turno é de 60 dias após as eleições, via internet no link justifica.tse.jus.br.

Leia também
Pepe Vargas deixa Câmara Federal e assume cadeira na Assembleia Legislativa a partir de janeiro
Quanto custou cada voto dos candidatos a deputado estadual e federal da região
Sartori diz que crise atual é pior de todas

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros