Mirante: sem surpresa, Lula nomeia Haddad como substituto - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião12/09/2018 | 06h14Atualizada em 14/09/2018 | 13h55

Mirante: sem surpresa, Lula nomeia Haddad como substituto

Agora os candidatos desta eleição estão, de fato, colocados

Mirante: sem surpresa, Lula nomeia Haddad como substituto  Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula deu ordem de dentro da prisão para oficialização de Haddad e Manuela Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, deixou de ser vice e emissário das mensagens do ex-presidente Lula na campanha eleitoral para ganhar o papel principal da coligação formada pelo PT, PCdoB e PROS. Ele é oficialmente o candidato à Presidência e a deputada estadual pelo PCdoB, Manuela D'Ávila, deixa de ser suplente de vice para ocupar o cargo até então com Haddad. Novidade nenhuma.

Tudo como fora planejado, explorando ao máximo o potencial eleitoral do ex-presidente, que comandou de dentro da prisão a engenharia política envolvendo os partidos de esquerda. E o desafio imediato é capturar os votos capitalizados por outros candidatos, especialmente de Ciro Gomes (PDT). Na carta divulgada por Lula, indicando ao PT e à coligação "O Povo Feliz de Novo" a substituição de sua candidatura pela de Haddad, o ex-presidente afirma que sua condenação é uma farsa judicial, uma vingança política. Ele acusa o Judiciário de "por ação, omissão e protelação", privar o país de um processo eleitoral com a presença de todas as forças políticas.

O texto é de inconformismo por não poder estar na disputa. "Fui incluído artificialmente na Lei da Ficha Limpa para ser arbitrariamente arrancado da disputa eleitoral", diz Lula.

Agora os nomes estão, de fato, colocados na disputa. Depois de um candidato preso e de sua substituição e de outro esfaqueado (Jair Bolsonaro), espera-se que a campanha siga o curso natural.

Leia também
Tá na Web: Eymael acredita ser o único capaz de vencer Haddad em eventual segundo turno 
Ibope: Bolsonaro tem 26% e segundo lugar tem quatro candidatos empatados

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros